AVANÇOS
Ceasas do Paraná ganham novas ações após a Semana Mundial da Alimentação
16/10/2015 - 17:00

Banco de Alimentos
 Dobrar a coleta das doações do Banco de Alimento na Ceasa de Curitiba, a parceria com uma escola para a implantação de uma horta comunitária e, ainda, a criação de uma área destinada à comercialização de produtos orgânicos na unidade foram alguns dos anúncios feitos pela direção da empresa na manhã desta sexta-feira (16), no encerramento da Semana Mundial de Alimentação. 

Promovido pelo Governo do Estado através da Ceasa Paraná – em parceria com o movimento Slow Food Pró-Vita Curitiba, demais órgãos públicos e instituições de ensino – o evento, que iniciou na última terça-feira (13) reuniu cerca de mil pessoas que participaram de 19 ações durante a semana. 

“Temos que a agradecer a todos que se empenharam nesta semana em realizar esse trabalho solidário, de combate à fome e contra o desperdício, seguindo em direção à cidadania”, disse Natalino Avance de Souza, diretor-presidente da Ceasa Paraná. 

Ele destacou também a parceria dos agricultores e permissionários atacadistas da empresa, que colaboram diariamente com doações para o programa Banco de Alimentos das cinco unidades da empresa no Estado – em Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu. Em média, por mês, são repassados cerca de 518 mil quilos de hortigranjeiros para 531 entidades assistenciais. São hospitais públicos, creches, orfanatos e asilos, entre outras, cadastradas no programa, que beneficia cerca de 130 mil pessoas. 

O site da Ceasa Paraná também passará a prestar contas dos resultados do Banco de Alimentos, como volume das doações e quais as entidades atendidas. 

Na avaliação do presidente da Ceasa Paraná, essa ação do Banco de Alimentos está ganhando mais dois importantes apoios. A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento disponibilizou quatro funcionários para auxiliar na separação e seleção dos hortigranjeiros doados. Outro apoio da Pasta refere-se à cessão de um caminhão baú, que percorrerá as instalações da Ceasa Curitiba para receber as doações dos produtos não seriam comercializados, mas que ainda estão em bom estado para consumo. 

“Dessa forma, evitamos que esses hortigranjeiros sejam jogados no lixo, o que gera aumento de produtos no aterro sanitário e aumenta os custos mensais de rateio dos usuários da Ceasa e, ainda, conseguimos beneficiar uma boa parcela de pessoas carentes”, explica Natalino Avance de Souza. 

Sobre a criação de áreas específicas para a comercialização dos produtos orgânicos na Ceasa de Curitiba, o presidente da empresa disse que já foram iniciados vários contatos com representantes desse setor produtivo. “Acredito que já no primeiro semestre do próximo ano teremos a presença desse importante segmento da produção de alimentos, que vem sendo ampliado e ganhando mais adeptos no seu consumo”, afirmou Natalino Avance de Souza. 

O diretor agrocomercial da Ceasa Paraná, João Luiz Simões Cordeiro anunciou que a empresa será parceira na implantação de uma horta comunitária junto à Escola Estadual Professora Maria Gai Grendel, no bairro Cachimba. “E a nossa forma envolver e ampliar a participação dos jovens nessa discussão do consumo consciente, do não ao desperdício, e sobre o aproveitamento integral dos alimentos que produzimos”, disse. 

Teleconferência – A programação da Semana Mundial da Alimentação foi encerrada nesta sexta-feira 9160 com a teleconferência da chefe de cozinha Regina Tchelly, coordenadora do programa Favela Orgânica, no Rio de Janeiro. O evento foi transmitido para todas as unidades da Ceasa Paraná. 

Na palestra, a chefe motivou os presentes a pensarem naquilo que consomem diariamente. “Estamos nos acostumando a pegar, a comer as coisas prontas. Não nos preocupamos em saber de onde vêm os alimentos, como são preparados. Peço a vocês que estudem e ajudem as futuras gerações a cuidarem melhor daquilo que é produzido, e de buscarem uma alimentação saudável”, disse Regina, aos alunos do Colégio Estadual Ivone Pimentel, que participaram. 

A chefe de cozinha também demonstrou com várias formas de preparo como aproveitar totalmente um brócolis. “Temos aqui nove receitas que vão desde uma simples farofa de brócolis, com o aproveitamento do talo desse produto. Simples, prático e saboroso”, garantiu Regina Tchelly. 

Participaram aindada organização da Semana Mundial da Alimentação, o Sindicato dos Permissionários da Ceasa (Sindaruc); a Associação dos Produtores da Ceasa de Curitiba (Aprotiba); as Faculdades Opet, Estácio e PUC Paraná; Sebrae; TecPUC-PR; Sanepar; as TV e Rádio E-Paraná; Rotary Club de Curitiba e do Instituto Estre – Cavo. 
Cozinha Industrial da Ceasa Curitiba


Caminhão


Regina Tchelly


Ceasa