Altas Temperaturas Interferem na Oferta 10/03/2009 - 07:52

A média simples das cotações dos vinte e nove hortigranjeiros de maior peso na comercialização da Ceasa de Curitiba subiu 8,45 por cento, em relação à semana passada.

A vagem macarrão extra AA despontou com alta de 66,67 por cento, devido a pouca oferta no mercado. Segundo informações levantadas pela equipe da Divisão Técnica da Ceasa junto aos produtores, a colheita da vagem é totalmente manual, e as altas temperaturas dos últimos dias prejudicaram o ritmo normal de colheita.

A elevação de 26,67 por cento na cotação do tomate extra AA deve-se ao final da safra do norte pioneiro paranaense. Nesta época do ano, a quase totalidade do tomate consumido na Capital e região é transferida de Santa Catarina.

O preço da caixa de alface crespa grande está 25 por cento mais alto. A explicação de produtores é que compradores do norte e oeste do Estado tem vindo buscar o produto com regularidade na Ceasa de Curitiba devido à menor oferta em suas regiões, afetadas pelo calor das últimas semanas.A maior procura do produto elevaram as cotações na semana. O preço do pimentão verde extra AA também refletiu as altas temperaturas, com alta de 25 por cento.

Entre as frutas, a laranja pera grande teve uma pequena alta (+ 4,55), e o limão leve redução (- 4,35) de cotações. A maior alta do grupo foi registrada na caixa de uva niagara rosada, em função da redução de oferta durante a semana passada.

Preços estáveis, ou em queda, foram registrados para abóbora seca, batata doce comum branca, beterraba extra AA, cebola pera nacional,chuchu extra AA, couve flor grande, pepino salada aodai extra AA, repolho híbrido grande,abacate geada, banana caturra primeira, abacaxi havaí grande, melancia redonda e tangerina murkote grande.