Alunos de Nutrição da UniCesumar ministram curso no Banco de Alimentos da Ceasa Maringá 21/11/2023 - 14:31

Voluntários e funcionários das entidades atendidas pelo programa Banco de Alimentos – Comida Boa, da Ceasa de Maringá, participaram na última sexta-feira (17) de um minicurso sobre boas práticas de manipulação de alimentos. O treinamento, que teve ainda a participação dos colaboradores e funcionários do programa da Ceasa, foi ministrado pelos alunos do 6º semestre do curso de Nutrição da instituição de ensino da UniCesumar – Centro Universitário de Maringá, sob a supervisão da professora Crislayne Teodoro Vasques, com o acompanhamento de Isabella Caroline Santos, nutricionista do Banco de Alimentos da Ceasa Maringá.

Além das boas práticas, o treinamento teve ainda dicas sobre técnicas corretas de armazenamento, preparo adequado e utilização integral dos alimentos. “O curso teve como objetivo abordar esses temas de formas dinâmicas e com linguagem apropriada aos participantes, para que os mesmos consigam aplicar no dia-a-dia da entidade o que foi ensinado”, disse Isabella Caroline Santos. As atividades tiveram a duração de uma hora e meia. Na sequência foram entregues materiais impressos, cartilhas e um livro de receitas com sugestões de utilização dos alimentos de forma integral, além de certificados aos participantes do treinamento.

O Banco de Alimentos – Comida Boa, da Ceasa Paraná, tem por objetivo promover o abastecimento e o acesso à alimentação complementar para pessoas em vulnerabilidade social e nutricional atendidas por instituições sociais de Maringá e região, cadastradas junto ao programa. Esse trabalho é feito através do recebimento de hortigranjeiros vindo de doações dos produtores e permissionários atacadistas que atuam na Ceasa de Maringá.

Em média por mês o Banco de Alimentos da unidade recebe cerca de 60 mil quilos de produtos, que depois de selecionados e separados são repassadas para as 37 entidades assistenciais cadastradas no programa. “O propósito dessas ações é arrecadar, processar e distribuir gratuitamente alimentos não comercializados no atacado, ou ainda fora de padrão, mas ainda em boas condições próprias de consumo”, explica Paulo César Venturin, gerente regional das Ceasa de Maringá e Londrina.