Alunos visitam a Ceasa Curitiba para conhecer o sistema de comercialização de hortigranjeiros 18/04/2023 - 11:28

A Ceasa Curitiba recebeu na última semana a visita de 30 alunos do ensino bilingue de 4º e 5º séries do Colégio Marista Paranaense. Acompanhados de cinco professores além de percorrerem as instalações dos pavilhões dos boxes atacadistas, Mercados do Produtor e de Flores, os estudantes, conheceram também as atividades do programa Banco de Alimentos – Comida Boa, da Ceasa Paraná.

Segundo Paulo Ricardo da Nova, diretor agro comercial da Ceasa Paraná, “essas visitas monitoradas são agendadas com antecedência”. “Temos recebido com satisfação essas participações dos estudantes, que querem conhecer o funcionamento dos sistemas de comercialização de hortigranjeiros e dos outros trabalhos e programas desenvolvidos no atacado da empresa”, diz o diretor da Ceasa.

Vídeos e palestras - Os alunos do Colégio Marista Paranaense foram recepcionados no auditório do Sindaruc pelo presidente da entidade, Paulo Salesbran e por comerciantes da Ceasa. Inicialmente foi apresentado um vídeo institucional da Ceasa Paraná, e um vídeo sobre a produção de melão no Vale do São Francisco, envolvendo os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

Depois Marcelo Stoco da empresa atacadista Rei do Abacaxi explicou como é feita a comercialização do abacaxi em seu box na Ceasa Curitiba. “Após colhido no Pará, o abacaxi é carregado em carroças até ser transferido para um barco e depois levado até uma carreta. Na continuidade após a carreta fazer um percurso de balsa, ganha as rodovias, e faz um percurso de 2.800 quilômetros até chegar na Ceasa de Curitiba”, disse o permissionário.

O representante da empresa Nova Era, Eduardo Alves da Silva, que também tem um boxe na Ceasa, contou aos estudantes sobre os diversos países de onde importa as frutas que comercializa no atacado.

“Entre os objetivos dessas visitas das escolas que aqui vem conhecer a Ceasa, é também a valorização do alimento, e de toda a cadeia produtiva, desde a sua produção, passando pelos comerciantes, até chegar ao consumidor”, afirma Paulo Ricardo da Nova.

Após os vídeos e palestras os alunos do Marista Paranaense foram servidos com um lanche onde puderam degustar um grande número de frutas e sucos naturais.

 

Divulgação Ceasa Paraná / Foto: Karin de Paula

GALERIA DE IMAGENS