Aumenta a Oferta de Tomate 17/11/2009 - 09:14
Doze entre os trinta produtos de maior peso na comercialização diária de hortigranjeiros da Ceasa de Curitiba estão mais acessíveis, onze estáveis e sete em alta, comparados à semana passada. Tal comportamento do mercado possibilitou uma queda de 7,54 por cento na média ponderada dos preços daqueles produtos.
O destaque é o início da safra do tomate paranaense, o que determinou queda de 32,69 por cento na cotação. A caixa do tomate extra 2A, com 23 quilos, está custando R$ 35,00. A beterraba extra 2A está 21,43 por cento mais barata, e a boa oferta de alface fez o preço da caixa com 18 unidades baixar 16,67 %. A cotação do repolho híbrido médio baixou 16,67 por cento, e está sendo comercializado na Ceasa a R$ 5,00 a embalagem de atacado com trinta quilos. Os demais produtos com preços reduzidos em ralação à semana anterior são : pepino salada extra 2A ( 11,11%), cebola pera nacional (- 7,89 %), chuchu extra 2A (- 7,69 %), vagem macarrão extra 2A (- 5,56%) e batata comum especial lavada (- 3,41%). A cotação do limão tahiti médio recuou 27,27 %, da banana caturra primeira 12,50 % e a do mamão comum 6,10 por cento.
As elevações de cotação registradas no período são decorrentes da menor oferta por questões climáticas: chuvas seguidas por altas temperaturas, o que interfere na produtividade. A maior alta foi registrada na cenoura nantes extra 2A: 47,06 por cento, seguida pela da abobrinha verde extra 2A com 25 por cento, couve flor grande, com 20 por cento e aipim extra com 11,11 por cento. Entre as frutas, a melancia redonda apresentou a maior alta, de 18,18 por cento, tangerina murkote média 16,67 por cento e abacate manteiga 5,26 por cento.