BOLETIM INFORMATIVO – Aranha-Marrom 25/01/2024 - 09:44

Os acidentes por Aranha-Marrom têm aumentado de forma significativa no Brasil, com alta concentração no Paraná. As aranhas-marrons (Loxosceles sp), são muito comuns em Curitiba e nos municípios da Região Metropolitana, em Irati, Ponta Grossa, Guarapuava, União da Vitória, Pato Branco e Jacarezinho, ocorrendo em menor frequência em todo Estado.

 

A aranha-marrom é pouco agressiva, com hábitos noturnos. Encontra-se nas residências, atrás de móveis, cortinas, caixas de papelão, cortinas, quadros, entre livros, materiais que não são muito remexidos, sapatos e eventualmente nas roupas.

É importante lembrar que materiais de construção e caixas plásticas de hortifrutigranjeiros, também servem de abrigo para as aranhas.

No ambiente externo, vivem entre de cascas de árvores, em folhas secas, em buracos, telhas, tijolos empilhados entre outros.

São animais pequenos, medem em torno de quatro centímetros de diâmetro quando adultos. Sua coloração é marrom e possuem pernas longas e finas.  Constroem teias irregulares, com aparência de algodão esfiapado e se alimentam de pequenos insetos.

 

Como acontecem os acidentes

As aranhas-marrons, saem para caçar à noite, e é neste momento que podem se esconder em roupas, toalhas, roupas de cama, calçados.

Os acidentes ocorrem quando a pessoa, ao se vestir, ou durante o sono, comprime a aranha contra a pele. Os acidentes costumam ocorrer dentro de casa. Acometendo mais coxa, tronco ou braço.

A picada nem sempre é percebida, por ser pouco dolorosa, a dor pode iniciar várias horas após.

As alterações locais mais comuns são: dor em queimação, vermelhidão, mancha roxa, inchaço, bolhas, coceira e enduração. Dias após, podem ocorrer: necrose, dor de cabeça, mal-estar geral, náusea e dores pelo corpo.

 

Medidas preventivas

Em casos de acidentes, procure a unidade de saúde mais próxima, ou qualquer pronto-socorro o mais rápido possível!  Se possível, leve a aranha, mesmo morta, para ser reconhecida e para se determinar o tratamento.

É importante destacar que para uma “praga” se estabelecer em um ambiente, são necessárias algumas condições ideais que podemos chamar de 4 A´s

  • Acesso – por onde o animal entra (frestas, vãos, buracos)
  • Abrigo – locais que podem servir de abrigo (gavetas, armários entre espaços)
  • Alimento - restos de alimentos, embalagens descartadas
  • Água 

Assim como as aranhas, qualquer praga, certamente irão se proliferar neste ambiente.