Banco de Alimentos apresenta Cinema com Debate
02/06/2016 - 09:00

Filme
 Reflexões, debate e práticas na cozinha. Essas foram algumas das ações realizadas na quarta-feira (01/06) no evento cultural “Cinema com Debate”, promovido pelo programa Banco de Alimentos da Ceasa Curitiba. A novidade desta vez foi a projeção do filme “Que Horas Ela Volta?”, que faz uma reflexão sobre o trabalho das domésticas e diaristas no cotidiano da sociedade brasileira. Após a apresentação do filme, que envolveu mais de 100 pessoas, foi realizado no Centro de Eventos da unidade, um debate com os presentes. Antes dessas atividades foram feitas na Cozinha Industrial do programa, preparação de sucos e pipocas, servidos durante a apresentação do filme.

“Buscamos com esse evento, fomentar a reflexão sobre a nossa realidade. Passamos por um momento socioeconômico e político de grandes desafios. A participação e discussão de como enfrentar as adversidades são sempre importantes para buscarmos soluções e boas alternativas para todos”, diz Jaqueline Gomides, assistente social e que atua também junto ao programa Banco de Alimentos da Ceasa Curitiba.

O filme “Que Horas Ela Volta?”, lançado em 2015, da diretora Anna Muylaert, que tem no elenco entre outros atores, Regina Casé, Camila Márdila, Michel Joelsas, trata dos desafios encontrados por pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A pernambucana Val (Regina Casé) se mudou para São Paulo a fim de dar melhores condições de vida para sua filha Jéssica. Com muito receio, ela deixou a menina no interior de Pernambuco para ser babá de Fabinho, morando integralmente na casa de seus patrões. Treze anos depois, quando o menino (Michel Joelsas) vai prestar vestibular, Jéssica (Camila Márdila) lhe telefona, pedindo ajuda para ir à São Paulo, no intuito de prestar a mesma prova. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, só que quando ela deixa de seguir certo protocolo, circulando livremente, como não deveria, a situação se complica. Confira no endereço eletrônico o trailer oficial do filme – http://www.adorocinema.com/filmes/filme-231230/trailer-19545725/.

A ação feita na Ceasa de Curitiba faz parte do projeto Mesa Saudável , em parceria com o Banco de Alimentos, que busca além da doação de alimentos à população carente, promover a inserção social e a valorização humana. “Acredito que este tipo de trabalho nos ajuda também a compreender e colaborar nas estratégias para superar a situação de vulnerabilidade socioeconômica, tornando-os protagonistas de uma nova realidade”, afirma Jaqueline Gomides.

Banco de Alimentos atua com apoio direto dos produtores e atacadistas
Para evitar o desperdício, as unidades da Ceasas do Paraná possuem o Banco de Alimentos. “Essa é uma iniciativa de abastecimento e segurança alimentar. Fazemos a coleta dos produtos não comercializados e doados pelos atacadistas e agricultores em nossas unidades. Os produtos são separados, e depois de selecionados são encaminhados para as 531 entidades assistenciais, como hospitais, creches e orfanatos cadastradas junto ao programa”, explica Edimar Leduc Peixoto, diretor agrocomercial da Ceasa Paraná. Em média são repassadas por mês 518 mil quilos de hortigranjeiros, que beneficiam cerca de 130 mil pessoas, através das cincos Ceasas do Estado – Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu.

Fotos: Divulgação e Assimp - Ceasa Paraná

Banco de Alimentos


 
Filme
 
Cartaz