Banco de Alimentos do Paraná recebe Prêmio Aster 2023 pela responsabilidade social 26/05/2023 - 10:45

Prêmio foi entregue durante formatura de estudantes da Esic Business & Marketing School, instituição espanhola com unidade em Curitiba. Em 2022 foram arrecadadas, processadas e distribuídas 4,86 mil toneladas de hortigranjeiros para 330 entidades assistenciais em todo o Estado.

O projeto Banco de Alimentos Comida Boa, da Ceasa Paraná, foi condecorado na noite desta quinta-feira (25) com o Prêmio Áster 2023 na categoria Responsabilidade Social, promovido pela Esic Business & Marketing School, instituição espanhola com unidade em Curitiba. O evento aconteceu na Ópera de Arame, juntamente com a formatura de jovens nos cursos de Administração, Tecnologia em Gestão Comercial e Negócios Internacionais.

A Ceasa Paraná é vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e coube ao secretário Norberto Ortigara apresentar o programa Banco de Alimentos Comida Boa ao público que ocupou a maior parte do teatro. O projeto é desenvolvido em parceria com agricultores que colocam produtos nas cinco centrais de abastecimento do Estado e com o Sindicato dos Permissionários da Ceasa (Sindaruc).

“Produzir alimentos é o verdadeiro negócio do Paraná e do Brasil, aquele que confere pegada competitiva no mundo, mas no campo nem tudo sai perfeito, uma fruta ou um legume nasce torto ou amassa quando vai para o atacado ou varejo, sendo rejeitado pelo consumidor”, disse.

“Mas é comida, e numa iniciativa sensata, inteligente e correta, todos os dias recolhemos isso e, ou entregamos diretamente a instituições que cuidam de pessoas vulneráveis ou fazemos um processamento mínimo, embalando a vácuo ou transformando em compotas, doces, geleias que demoram um pouco mais na prateleira e atendem os mais vulneráveis”, acrescentou.

Para o presidente da Ceasa Paraná, Éder Bublitz, a conquista do prêmio representa o reconhecimento da sociedade em relação a um bom projeto. “Isso é extremamente importante, fortalece o programa”, salientou.

Em 2022 foram arrecadadas, processadas e distribuídas 4,86 mil toneladas de hortigranjeiros para 330 entidades assistenciais em todo o Estado. Naquele ano o Banco de Alimentos do Paraná atendeu 1,5 milhão de pessoas.

Bublitz destacou também que o trabalho envolve detentos, que se dedicam ao processamento, o que ajuda na remição de pena e no aprendizado de uma nova profissão. “O programa reconhece a importância da vida, recupera muitas vidas, além de reduzir o desperdício de alimentos, o que já é uma missão nobre”, afirmou. Segundo ele, entre os que se dedicaram à tarefa nas Ceasas e deixaram o sistema prisional, 68% estão com carteira de trabalho assinada.

Também participaram da cerimônia a gerente do Banco de Alimentos de Curitiba, Jaqueline Macedo e o presidente do Sindaruc, Paulo Salesbram.

Compondo a mesa de honra das festividades, o secretário da Agricultura e do Abastecimento também teve a tarefa de entregar diplomas a alguns dos formandos. “Continuem estudando todos os dias da vida profissional de vocês”, aconselhou Ortigara. “O tempo é de mudança veloz, se vocês, se eu não fizermos isso alguém vai fazer e nos ultrapassar em capacidade todos os dias”.

ESIC – Criada na Espanha em 1965, a Esic Business & Marketing School é uma das principais escolas de negócio do mundo, com foco na gestão empresarial, marketing e logística. Presente no Brasil desde 2002, com sede em Curitiba, oferece cursos de graduação presencial e a distância, pós-graduação, além de contar com um colégio internacional, com turmas do ensino fundamental ao médio.

O Prêmio Áster (estrela em grego) distingue pessoas ou instituições em seis categorias: Trajetória Empresarial, Trajetória Profissional, Comunicação, Empreendedorismo, Responsabilidade Social e Investigação em Pesquisa. Os projetos inscritos foram analisados por uma comissão composta por professores, jornalistas e empresários.

Foto: Gilson Abreu - AEN / Divulgação Ceasa Paraná