Boa Oferta, Apesar das Chuvas 20/10/2009 - 11:41
O mercado hortigranjeiro operado através da Ceasa de Curitiba manteve a tendência de estabilidade, apesar da ocorrência de intensas chuvas no período.
A oferta e a variedade é grande na Central de Abastecimento, em razão da boa produção na região metropolitana, Vale da Ribeira e litoral do estado, que tiveram áreas rurais preservadas das ocorrências climáticas. Nesta semana, nove entre os trinta hortigranjeiros mais consumidos estão com cotação em queda, oito em alta e treze permanecem estáveis.
A maior mudança de preço foi registrada na dúzia de couve flor grande, em queda de 33,33 por cento, seguida pela redução de 30 por cento na caixa de alface crespa. A cotação da abobrinha verde baixou 20 por cento, a do chuchu, dez por cento e a da cenoura nantes 6,25 %. Apesar da entressafra paranaense, o preço do tomate extra 2A baixou pela segunda semana consecutiva- desta vez em 6,67 por cento. Entre as frutas, a maior redução foi registrada na laranja pera grande, em 16,67 por cento. A cotação da manga tomy caiu 12 %, e a da maçã gala, 4,55 %.
A cebola pera nacional, em entressafra no estado, apresentou a maior alta, e foi comercializada 25 por cento a mais que na semana anterior. O aipim extra está 15 % mais caro, e a batata comum especial lavada, também em entressafra, 5,45 por cento a mais. A caixa do pimentão verde extra 2A foi ofertada com cotação 10 por cento mais alta. A melancia redonda foi a fruta que apresentou maior elevação, em 20 por cento, seguida pela banana caturra, em 13,33 por cento. A cotação do abacaxi havai grande subiu 11,11 por cento, e a da uva niagara rosada, 5,26 por cento.
Considerando que cada um dos trinta hortigranjeiros é analisado por sua importância na dieta alimentar do curitibano, a média ponderada de preços subiu 0,69 por cento nesta semana.