Boa Oferta, Preços Acessíveis 01/09/2009 - 10:10

As boas condições climáticas no período favoreceram a oferta dos principais hortigranjeiros comercializados na Ceasa de Curitiba. Dos trinta produtos de maior consumo na Capital, dez estão a cotação estável, nove em alta e onze em baixa, o que permite variedade na dieta alimentar com preços bastante acessíveis.

A maior redução de preço da semana foi registrada no repolho médio, em 25 por cento, seguida pelo chuchu, em baixa de 20 por cento. As caixas de tomate, com 23 quilos, a da vagem, com 17 quilos, e a do pepino salada extra 2A, com 21 quilos, foram cotadas com preços 16,67 inferiores em relação à semana passada. Alface crespa grande e batata comum especial lavada estão 12,50 % mais baratas. O preço da dúzia da couve flor grande caiu dez por cento. O mercado também registrou queda na cotação de duas frutas: limão tahiti (-7,69%) e maçã nacional gala (-7,89). A cotação da caixa de ovos, com 30 duzias, recuou 4,17 por cento.

Entre as altas, o destaque é a abobrinha verde extra 2A, cotada 38,89 por cento a mais nesta semana, pois a oferta do litoral do estado está sendo reforçada por transferências do Espírito Santo, com custos adicionais de transporte. A cotação do aipim comum subiu 20 por cento e a da beterraba extra 2A 11,11%, também em razão de importações de outras regiões produtoras. As demais oscilações de preços foram registradas no grupo das frutas, porém análises estatísticas realizadas pela Divisão Técnica- DITEC- da empresa indicam um comportamento normal para o período em razão da lei da oferta e procura. A maior parte das frutas consumidas nesta época estão sendo importadas de outros estados.