COMBATE AO DESPERDÍCIO
Ceasa Paraná e entidades preparam
Semana Mundial da Alimentação
07/10/2015 - 13:00

Banner
A Ceasa Paraná, empresa vinculada ao sistema da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, junto com o Slow Food Pró-Vita Curitiba e outras entidades parceiras, promovem de terça a sexta-feira da próxima semana (13 a 16) a Semana Mundial da Alimentação. O período marca também o Dia Mundial da Alimentação instituído em 1945, pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). O dia é comemorado em 16 de outubro.

“Já é prática da Ceasa realizar nesse dia com eventos junto à comunidade lembrando da importância de uma alimentação saudável para todos e das ações no combate a fome e ao desperdício”, disse Natalino Avance de Souza, diretor presidente da Ceasa Paraná. “As Ceasas do Paraná, através dos agricultores e permissionários que atuam na empresa, tem como compromisso e missão o abastecimento com segurança alimentar, e ser ainda referência nacional nesse segmento”, afirmou Souza.

Haverá atividades no Centro de Eventos e na Cozinha Industrial da Ceasa de Curitiba. Estão programados programados em outras cursos de preparação de alimentos, palestras sobre obesidade infantil, a regulamentação de gastrônomos, entre outros temas, além da Feira de Orgânicos e do Artesanato da Agricultura Familiar.

Ao lado do Mercado do Produtor, na Ceasa de Curitiba, será instalada uma tenda com amostras e modelos de como fazer compostagem caseira. No dia 16 de outubro, além de Curitiba, também as unidades de Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu realizarão atividades junto à comunidade.

Consumo consciente
 “Temos um grupo de trabalho formado por educadores, nutricionistas, chefes de cozinha, merendeiras. O tema que instituímos para esta Semana Mundial da Alimentação é o “consumo consciente – não ao desperdício”, o assunto é importante para o momento”, explica João Luiz Simões Cordeiro, diretor agrocomercial da Ceasa Paraná. “Saber manipular o alimento desde a colheita até chegar na mesa do consumidor, minimizando ao máximo o desperdício daquilo que comemos, é o nosso principal objetivo nestas discussões”, disse ele.

Participam dessas programações as nutricionistas e chefes de cozinha Paula Labaki, consultora do Master Chefe Brasil, e Regina Tchelly, criadora da empresa Favela Orgânica. Ambas farão oficinas práticas e palestras ligadas ao aproveitamento total dos hortigranjeiros, passando ainda por questões ligadas a educação, saúde e o futuro da produção e cultivo de alimentos no mundo.

“São profissionais renomadas e atuam como motivadoras nutricionais. Queremos trabalhar com a educação ao consumo consciente, e elas nos darão cm certeza boas orientações nessa área”, diz o diretor agrocomercial da Ceasa Paraná. Participam também das oficinas práticas de manipulação de alimentos, e das demais palestras, os chefes de cozinha Claudinei Oliveira Ferreira, do Bar do Vitor; Débora Teixeira, do Restaurante Manu; Igor Bispo Mixologista, Denise Diedsitsch, Camila Pazello e a responsável nutricional Ana Ribeiro.

Na abertura da semana mundial de Alimentação, dia 13, às 14 horas, no Museu Alfredo Andersen será lançado o livro “Coletânea Orgulho da Vovó – Receitas de Família”. “A publicação é uma compilação de receitas, dos mais variados tipos e costumes, escritos em cadernos e anotações doados por familiares. São curiosidades da culinária antiga que podem ser utilizadas ainda hoje”, conta João Luiz Simões Cordeiro.

Palestras
Nas palestras e debates técnicos serão abordados aspectos da Lei 2079/11, que trata da regulamentação do exercício da atividade de gastrônomo, e que autoriza ainda a criação dos Conselhos Federal, e Regionais de Gastronomia e da Lei Rouanet para a Cultura Alimentar. Temas técnicos sobre o cultivo de plantas alimentícias não convencionais, e do potencial produtivo da biodiversidade na agricultura, e da produção de orgânicos também fazem parte da programação compartilhada entre as instituições de ensino parceiras do evento.

Outra atividade, envolvendo fotógrafos e estudantes acontecerá na PUC Paraná, com a exposição de imagens de comidas e alimentos. No final da programação, os participantes irão elaborar uma proposta de compromisso com a sociedade, para saber o que esperar do cultivo e da produção de alimentos no planeta para os próximos 30 anos. “Esse documento será assinado por todos, e colocado numa espécie de “capsula do tempo”, para ser aberta depois pelas futuras gerações que saberão dos desafios que estamos colocando em prática no sentido de erradicarmos a fome e diminuirmos o desperdício em nosso planeta”, diz o diretor agrocomercial da Ceasa Paraná.

Banco de Alimentos
Para evitar o desperdício, as unidades da Ceasas do Paraná possuem o Banco de Alimentos. “Essa é uma iniciativa de abastecimento e segurança alimentar. Fazemos a coleta dos produtos não comercializados pelos atacadistas e agricultores em nossas unidades. Os produtos são separados, e depois de selecionados são doados para as 531 entidades assistenciais, como hospitais, creches e orfanatos cadastradas junto ao programa”, explica Natalino Avance de Souza. Em média são repassadas por mês 518 mil quilos de hortigranjeiros, que beneficiam cerca de 130 mil pessoas.

Parceiros
Participam da organização da Semana Mundial da Alimentação, o Sindicato dos Permissionários da Ceasa (Sindaruc), a Associação dos Produtores da Ceasa de Curitiba (Aprotiba), as Faculdades Opet, Estácio, Puc Paraná, Sebrae, TecPuc-PR, Sanepar, a TV e Rádio E-Paraná, Instituto Estre–Cavo. Confira a programação e atividades do evento no endereço eletrônico www.ceasa.pr.gov.br. Mais informações com João Luiz Simões Cordeiro, diretor agrocomercial da Ceasa Paraná – 41-9619-8004; e João Alceu dos Santos, coordenador do Slow Food Pró-Vita de Curitiba, 41-9965-5320.

SEMANA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

Programação

Data: 13 de outubro – terça-feira

Horário: 8 às 13 horas

Local: Centro de Eventos da Ceasa Curitiba – BR 116, Tatuquara

Atividade: Mão na Massa com a participação da Paula Labaki, consultora do Master Chefe Brasil.

Horário: 14 horas

Local: Museu Alfredo Andersen – Rua Mateus Leme, 336, Centro

Atividade: Abertura da Mostra Mundial ao Dia 25 de outubro e lançamento do livro de receitas culinárias das avós – Coletânea Orgulho da Vovó

Horário: 16 horas

Local: Faculdade Estácio – Av. Souza Naves, 1715, Cristo Rei

Atividade: Palestra e debates sobre Regulamentação de Gastrônomo - Lei 2079/11

Palestrantes: Maurício Piragibe, advogado especializado em causas trabalhistas para o Ramo de Gastronomia; Guilherme Moro, advogado especializado em Direito Empresarial; Claiton Fernandes Santos, contador responsável pela excelência Gestão Contábil, escritório especializado no atendimento ao setor de alimentação fora do lar, bares e restaurantes.

Horário: 17 horas

Atividade: Lei Rouanet para a Cultura Alimentar

Horário: 19 horas

Local: Canal da Música – E-Paraná, rua Julio Perneta, 695, Mercês

Atividade: Aula Show com as nutricionistas e chefes de cozinha, Paula Labaki e Regina Tchelly.


Data: 14 de outubro – quarta-feira

Horário: das 8 às 13 horas

Local: Centro de Eventos da Ceasa Curitiba – BR 116, Tatuquara

Atividade: Mão na massa com a participação de Claudinei Oliveira Ferreira, chefe de cozinha do Bar do Vitor

Horário: das 10 às 16 horas

Local: Faculdades OPET Rebouças, Av. Iguaçu, 755, Rebouças

Atividade: Feira de Orgânicos e Artesanatos da Agricultura Familiar

Horário: 16 horas

Atividade: Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANC´S

Palestrante: Paulo Luciano, engenheiro agrônomo e extensionista da Emater Paraná, base avançada Vale do Ribeira.

Horário: 17 horas

Atividade: Mercado de Trabalho - Arca do Gosto

Palestrante: Bernardo Simões, Facilitador do Slow Food Brasil

– 4 S – Palestrantes: Rotary Club e Lions Club

- I.G - Identificação Geográfica - Palestrante: Sebrae Paraná

Horário: 18 horas

Atividade: Obesidade Infantil

Palestrantes: Marcos Vinícius Salazar, endocrinologista do Clinimarc; Sinara Marqueze Ribas, nutricionista; Camila Pazello, nutricionista coordenadora do Curso de Gastronomia da Opet

Horário: das 19 às 21 horas

Atividade: Workshop com Débora Teixeira, chefe de cozinha Restaurante Manu


Data: 15 de outubro, quinta-feira

Horário: das 8 às 13 horas

Local:
Centro de Eventos da Ceasa Curitiba – BR 116, Tatuquara

Atividades: Mão na Massa, Fermentação Natural e Conservas, com Igor Bispo Mixologista e André Fontana

Horário:
10 horas

Local: Rua Leopoldina Borba Cordeiro, 214, Borda do Campo, Quatro Barras.

Atividade: Palestra Às Merendeira, com Regina Tchelly, nutricionista e chefe de cozinha

Horário: 16 horas

Local: Campus da PUC-PR, Rua Imaculada Conceição, Prado Velho

Atividade: Fotografando Comidas - Estúdio DOS, com os fotógrafos Verônica Rodriguez e Bruno Kirilos

Horário: 17 horas

Atividade: Debate sobre Sustentabilidade Cultural e Ambiental - O Potencial Produtivo da Biodiversidade

Palestrante: Felipe Amaral, professor da Faculdade Monteiro Lobato

Horário: 19 horas

Atividade: Workshop Orgânicos, com Amanda Marfil


Data: 16 de outubro, sexta-feira

Horário: das 8 às 11 horas

Atividade: Mão na massa, com Regina Tchelly, Cidadania na Ceasa Curitiba - Espaço do Saber com Opet, Puc-PR, Tecpuc, Faculdade Estácio, Sebrae.

Local: Centro de Eventos e Cozinha Industrial da Ceasa Curitiba, BR 116, Tatuquara

Atividades: Palestras sobre o Dia Mundial da Alimentação

Local: Ceasas de Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu

Horário: 11 horas

Atividade: Teleconferência da palestra magna com Regina Tchelly, nutricionista e chefe de cozinha – Com amor sem desperdício.

Horário: 12 horas

Atividade: Monumento Cápsula do Tempo

Local: Ceasa de Curitiba, BR- 116, Tatuquara.


Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:

www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr