Ceasa Cascavel se integra a programa do Ministério do Desenvolvimento Social 27/05/2008 - 12:30
A Ceasa de Cascavel recebe nesta semana 8,5 toneladas de mandioca, milho verde, alface, brocole e feijão. Os produtos foram adquiridos pelo Programa Compra Direta, do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS. A aquisição foi feita junto a 113 agricultores, da região de Cascavel, cadastrados no programa federal. “Temos uma parceria entre o Governo do Estado, a prefeitura, através da Provopar municipal em Cascavel, e recebemos agora a participação do MDS”, diz Antônio Comparsi de Mello, diretor presidente da Ceasa Paraná.
Os produtos entregues na Ceasa de Cascavel serão repassados ao programa Banco de Alimentos desenvolvido pela empresa. Em média por mês as 80 toneladas de excedentes da comercialização no mercado atacadista da Ceasa de Cascavel, doados pelos agricultores e atacadistas depois de selecionados e separados, são entregues às entidades cadastradas no Banco de Alimentos. Em Cascavel são 193 entidades – creches, orfanatos, instituições assistências, hospitais públicos entre outros, estão ligadas ao programa, sendo que semanalmente 138 são atendidas pelo programa da Ceasa.
Para Marcos Valério de Freintas Andersen, diretor agrocomercial da Ceasa Paraná “a compra da produção local em Cascavel reforça os vínculos da empresa com os seus objetivos econômicos e sociais”. “Estamos ajudando a escoar uma parte da produção básica de alimentos, auxiliando a agricultura familiar, assim como beneficiando uma parcela da população carente possibilitando que ela tenha uma alimentação mais saudável”, diz Marcos Andersen.
O programa do Governo Federal adquire alimentos, com isenção de licitação, por preços de referência que não podem ser superiores nem inferiores aos praticados nos mercados regionais, até o limite de R$ 3.500 ao ano por agricultor familiar. É necessário também que o agricultor se enquadre no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf.
Segundo João Maria dos Santos Neto, gerente da Ceasa de Cascavel, um cronograma coordenado pela prefeitura municipal “prevê novas aquisições da produção local de hortigranjeiros junto ao Programa de Compra Direta, do MDS”. “Além dos chamados excedentes dos hortigranjeiros – produtos em condições de consumo, mas fora do padrão comercial, a parceria com o programa federal, dará um novo suporte ao Banco de Alimentos”, afirma João Maria.
O programa Banco de Alimentos da Ceasa de Cascavel vem funcionando na unidade desde 2002. Cerca de 18 mil pessoas por mês são atendidas pelo programa no município.