Ceasa Curitiba
Produtores e permissionários conhecem
ações de melhorias da estrutura e comercialização
16/02/2016 - 12:00
O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, se reuniu nesta terça-feira (16) com representantes de produtores e permissionários da Ceasa Curitiba. No encontro, na Gerência de Mercado da unidade, foram apresentadas as novas ações que a diretoria da Ceasa Paraná está colocando em prática para aprimorar as boas práticas de comercialização de hortigranjeiros em suas unidades.
Os trabalhos incluem as reformas dos pátios da Ceasa Curitiba, que vão receber ainda no primeiro trimestre deste ano um novo asfaltamento em suas vias de circulação interna, assim como as de acesso ao Mercado do Produtor, entre outras obras a serem executadas num prazo de 180 dias. O valor total licitado foi de R$ 195.548,32 e cinco empresas participaram desse pregão presencial.
Em breve, com a participação do Departamento Estradas de Rodagens – DER, será recuperado o estacionamento externo destinado a permissionários, trabalhadores e visitantes da unidade.
De acordo com Ortigara, as Ceasas do Paraná passam por um novo processo de adaptações e melhorias em suas estruturas. “Estamos em permanente contato com os produtores, permissionários atacadistas e também como os compradores que atuam nos atacados das cinco unidades da Ceasa no Estado. Objetivo é ajustar e melhorar os procedimentos de comercialização, as relações de trabalho e a segurança interna destes mercados”, explica.
Outra tema abordado com o secretário na visita à unidade de Curitiba refere-se ao processo de segurança das operações e dos demais usuários da Ceasa e, ainda, à agilização do sistema de entrada e do fluxo interno.
O diretor-presidente da Ceasa Paraná explica que em 2015 a empresa iniciou processos licitatórios, por pregões presenciais, para ocupação de novas áreas disponíveis nas unidades de Curitiba, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e Cascavel.
“Seguimos orientações do Ministério Público, que acompanha esse processo. Assim, abrimos novas oportunidades de ampliação das atividades comerciais da empresa”, disse Souza.
Mercado de Flores – Souza cita como exemplo o novo espaço que abrigará o Mercado de Flores da Ceasa Curitiba. No atual pavilhão, de 900 metros quadrados estavam 16 comerciantes atacadistas. O novo pavilhão terá uma área de 1.725 metros quadrados.
“Fizemos em dezembro de 2015 uma licitação para essa área. Todos os 36 lotes foram arrematados”, disse o presidente da Ceasa. Na próxima sexta-feira (19), uma nova licitação, também com pregão presencial, será realizada na Ceasa Curitiba para o total remodelamento do espaço, com obras de reformas e melhorias de piso, revestimento de paredes e adequação dos novos espaços.
Ele acrescenta que está em fase de elaboração um novo plano diretor para a unidade. “Isto também ajudará a dar uma nova dinâmica e agilização das atividades do mercado”, disse.
Em números – A Ceasa Curitiba movimenta em média, por mês, cerca de 60 mil toneladas de hortigranjeiros. Na unidade estão instaladas 406 empresas atacadistas e cadastrados junto ao Mercado do Produtor 3.500 agricultores que comercializam diariamente suas produções.
Segundo a Gerência de Mercado, circulam por dia na unidade mais de 15 mil pessoas, que além do comércio de legumes, hortaliças, frutas e flores, utilizam serviços de banco, áreas do comércio em geral, lanchonetes e restaurante.
De acordo com o diretor-presidente da Ceasa, as outras quatro Ceasas do Estado – em Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu – também vão passar por obras de melhorias. “Conversamos com os representantes dos produtores e permissionários, buscando adaptar as obras às necessidades de cada unidade”, explica.