Ceasa Curitiba ganha certificado ISO 14001, a primeira do Brasil 13/07/2023 - 09:34
A Centrais de Abastecimento de Curitiba é a primeira Ceasa do Brasil a receber o certificado ISO 14001, concedido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO. O certificado de conformidade foi emitido pelo Instituto de Tecnologia do Paraná – TECPAR sendo válido pela gestão de instalações para comercialização de flores, frutas, legumes e verduras. A Ceasa visa o abastecimento com segurança alimentar a preços justos, atendendo também a legislação e outros requisitos aplicáveis neste setor, além de prevenir a poluição e demais impactos adversos ao meio ambiente, praticando a responsabilidade socioambiental nas comunidades onde atua.
“Esse trabalho vem sendo desenvolvido mais intensamente nos últimos dois anos, onde iniciamos esse processo de busca da ISO 14001. Recebemos visitas periódicas dos auditores que acompanharam esses trabalhos, resultando agora com essa certificação”, afirma Éder Eduardo Bublitz, diretor presidente da Ceasa Paraná.
O presidente lembra ainda que “essas ações de conscientização ambiental, evitando também o desperdício de alimentos, tem importante participação dos produtores e permissionários atacadistas que atuam na Ceasa e também colaboram com esses trabalhos”.
Gestão ambiental - No início deste ano, a Ceasa Curitiba passou por uma auditoria interna visando a certificação da ISO 14001, seguindo as determinações da Associação Brasileira de Normas Técnica - ABNT. “A averiguação é uma etapa importante para essa certificação. Preparamos a empresa para essa averiguação, que identificou possíveis lacunas no sistema de gestão ambiental, visando as revisões necessárias que foram realizadas”, diz João Luiz Buso, diretor administrativo financeiro da Ceasa Paraná.
A ISO 14001 é uma norma que permite as empresas estabelecerem ou aprimorem um Sistema de Gestão Ambiental, permitindo que se desenvolva uma estrutura para a proteção do meio ambiente e mudança em relação as condições ambientais e culturais. “Além disso possibilita também ações voltadas a sustentabilidade, cadeias de valor, ciclo de vida, entre outros”, explica o diretor da Ceasa Paraná.
O programa foi implantado inicialmente na Ceasa Curitiba, que recebeu essa autenticação da ISO 14001. Na sequência essas ações serão também estendidas para as outras quatro unidades atacadistas da empresa em Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu.
A Ceasa de Curitiba tem três Ecopontos, que antecedendo a disposição em caçambas para a geração de energia, os alimentos com valor comercial são selecionados e reaproveitados, compondo o montante destinado ao programa Banco de Alimentos – Comida Boa.
Os Ecopontos da Ceasa Curitiba fazem, em média por dia, o aproveitamento entre 20 a 30 toneladas de resíduos orgânicos. Depois de classificados e armazenados em caçambas de 10 metros cúbicos são transportados até a estação de tratamento para Biodigestão na CS BIO Energia localizada em São José dos Pinhais, na região Metropolitana de Curitiba. A Sanepar integra o convênio em um Contrato Tripartite a qual sua participação é fundamental.
O objetivo da usina é o tratamento sustentável e ambientalmente correto de resíduos orgânicos provenientes tanto da maior estação de tratamento de esgotos de Curitiba na forma de lodo sanitário quanto de geradores comerciais e industriais na forma de resíduos orgânicos sólidos ou líquidos. O destino ideal para resíduos orgânicos é ser reciclado por meio de processos como a compostagem ou a biodigestão, que praticamente eliminam os problemas encontrados em lixões e aterros sanitários e devolvem aos resíduos orgânicos seu papel natural de fertilizar os solos.
Programa Social - A Ceasa tem ainda o programa social Banco de Alimentos - Comida Boa, uma iniciativa de abastecimento e segurança alimentar. O programa atua em parceria com produtores e permissionários através da coleta e repasse de hortigranjeiros sem padrão de comercialização, porém ainda em boas condições de consumo.
Depois de selecionados e separados esses produtos são repassadas para as 531 entidades cadastradas junto ao programa – orfanatos, creches, hospitais públicos e instituições assistenciais, que atendem em média por mês cerca de 130 mil pessoas. Em média, por ano, o Banco de Alimentos das cinco unidades no Estado fazem um reaproveitamento de 5 mil toneladas de produtos que seriam descartados junto aos respectivos aterros sanitários onde atuam as Ceasas.
Foto: Divulgação Ceasa Paraná