Ceasa Curitiba recebe participantes da Cooperação Brasil-China 29/11/2024 - 13:28

A Ceasa Curitiba recebeu na última quinta-feira, 28 de novembro, uma comitiva de representantes de movimentos sociais ligados a agricultura, da Escola Latino-americano de Agroecologia, da Cooperativa Terra Livre, da empresa Beijing Voto, da China. O diretor técnico da Ceasa Paraná, Antônio Leonardecz, destacou a importância dessa visita, “principalmente pelos trabalhos que são realizados não só na comercialização de hortigranjeiros, como também pelos cuidados que a empresa está tendo junto a limpeza, e ao meio ambiente”.

Na visita comandada pelo engenheiro agrônomo Felipe Nascimento dos Santos, da Divisão Técnica e Econômica – Ditec, da Ceasa Paraná, a comitiva conheceu os trabalhos realizados junto aos Ecopontos da unidade, e do programa social da empresa Banco de Alimentos – Comida Boa.

A Ceasa Curitiba tem quatro bases do sistema Ecopontos, onde os produtores, e permissionários atacadistas, destinam hortigranjeiros que não foram comercializados, e que seriam descartados no lixo. Em vez disso parte dos produtos sem valor comercial são levados aos Ecopontos. Depois esses resíduos orgânicos são destinados à Sanepar, para a biodigestão, onde é gerado o biogás, após sendo transformando em bioenergia.

Além dessas ações a Ceasa tem ainda uma parceria com a Associação de Coletores Amar Ebenézer, que fazem diariamente, o recolhimento de matérias reciclados, que ajudam para a limpeza e destinação correta dos resíduos recicláveis gerados na unidade atacadista.

O grupo também foi a sede do programa Banco de Alimentos – Comida Boa, onde acompanharam os trabalhos de separação dos hortigranjeiros doados pelos produtores e atacadistas da Ceasa. Esses produtos, que seriam descartados para o lixo, por não terem valor comercial, são depois separados e selecionados. Parte desses hortigranjeiros são doados ainda in natura para famílias em vulnerabilidade social e nutricional, e 340 entidades assistenciais cadastradas junto ao programa. Outra parte destes produtos são destinados a Cozinha Industrial do Banco de Alimentos, que faz o processamento e congelamento dos mesmos, destinados também as entidades. Em média por mês o programa social da Ceasa faz um reaproveitamento de 520 mil toneladas de hortigranjeiros.

Fotos: Ceasa Paraná

GALERIA DE IMAGENS