Ceasa Curitiba terá ações da Campanha Outubro Rosa 21/10/2024 - 14:14
A Campanha Outubro Rosa instituída pelo Ministério da Saúde em todo o Brasil, terá ações nesta quarta-feira, dia 23, na Ceasa Curitiba. Das 9 às 11h30, no Centro de Eventos – Espaço Cidadania e Saúde, serão realizadas várias atividades sobre “Ações de prevenção à Saúde da Mulher”. No início haverá uma roda de conversa sobre prevenção de câncer para mulheres, coordenada pela médica Cristielle de Oliveira Cândido, da Secretaria Municipal de Saúde.
“É importante reforçar a importância dos cuidados que devemos ter com a saúde das mulheres. A Ceasa está dando continuidade a esses trabalhos de alerta de prevenção e do bem-estar das mulheres, diz Jaqueline dos Reis Macedo Gomides, gerente do programa social Banco de Alimentos – Comida Boa, da Ceasa Paraná, e uma das coordenadoras das atividades da Campanha Outubro Rosa. Estas ações buscam também ampliar o acesso a exames de prevenção e ampliando a promoção a saúde feminina de forma integral.
Após a roda de conversa estarão disponíveis testagem rápidas para HIV, sífilis e hepatite; distribuição de autos teste de HIV, preservativos interno e externo. Ainda no Centro de Eventos da Ceasa os técnico da Secretaria Municipal de Saúde aplicarão vacinas contra a Covid, Hepatite, Influenza e Febre Amarela. Para que esses testes e vacinas sejam feitos é necessário que as mulheres tragam documento com foto, ou celular com o Aplicativo Saúde Já.
História – Outubro Rosa é um movimento internacional que busca chamar a atenção para o diagnóstico precoce do câncer de mama. A cor rosa identifica o compromisso em promover, apoiar e integrar esforços pela identificação da doença. A iniciativa surgiu na Califórnia, nos Estados Unidos, em 1997, e ganhou o mundo ao iluminar com holofotes cor-de-rosa monumentos como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a Torre de Pisa, na Itália, e o Arco do Triunfo, na França.
Tema de 2024 – Mulher: seu corpo, sua vida. Esse é o tema da campanha do Ministério da Saúde em 2024 para consciencialização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, em alusão ao mês Outubro Rosa.
Mais informações sobre a Campanha Outubro Rosa podem ser obtidas nas Gerências da Ceasa Curitiba, no programa Banco de Alimentos. Saiba abaixo mais algumas informações dos sintomas de prevenção, diagnósticos e tratamentos.
Sinais e sintomas
Diagnóstico
Tratamento
CÂNCER DE MAMA
- Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor;
- Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
- Alterações no bico do peito (mamilo) como retrações;
- Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
- Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.
- Autoexame;
- Exame clínico das mamas;
- Exames de imagem como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética;
- Biópsia, técnica que consiste na retirada de fragmentos do nódulo ou da lesão suspeita.
- Cirurgia;
- Radioterapia;
- Quimioterapia;
- Hormonoterapia
- Terapia biológica.
CÂNCER DO COLO DO ÚTERO
- Pode não apresentar sintomas em fase inicial;
- Nos casos mais avançados, pode evoluir para sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após a relação sexual;
- Secreção vaginal anormal;
- Dor durante a relação sexual;
- Dor abdominal;
- Queixas urinárias ou intestinais.
- Exame pélvico e história clínica;
- Exame da vagina, colo do útero, útero, ovário e reto por meio de avaliação com espéculo;
- Toque vaginal e toque retal;
- Exame preventivo (Papanicolau);
- Colposcopia;
- Biópsia.
- Eletrocirurgia;
- Quimioterapia;
- Radioterapia.
Fonte: Ministério da Saúde