Ceasa Paraná doará alimentos para o Zoológico de Curitiba 03/04/2025 - 10:42

Hoje o Zoológico de Curitiba abriga mais de 1.800 animais de 127 espécies do Brasil e de diferentes países do mundo.

 A Ceasa Paraná firmou uma iniciativa solidária para contribuir com a alimentação de animais silvestres atendidos pelo Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Prefeitura Municipal de Curitiba. Semanalmente, serão doadas frutas, legumes e verduras que já não atendem mais aos padrões de comercialização nem de consumo humano,  mas que ainda são adequadas para a alimentação animal.
A estimativa é que cerca de 5 toneladas de alimentos por mês sejam destinadas à causa, totalizando um valor aproximado de R$ 19.950,00 mensais. A ação ocorre de acordo com o Decreto Municipal nº 1802/2017, que regulamenta doações da iniciativa privada ao município sem necessidade de contrapartida.
A ideia surgiu em uma conversa informal entre o diretor presidente da Ceasa Paraná, Eder Bublitz , e o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel. Não demorou muito para que acontecesse a assinatura do documento que firma essa parceria.
“Para nós da Ceasa é uma honra poder ajudar nessa iniciativa. É muito importante contribuir para melhorar a alimentação dos animais que já é muito boa. E melhor ainda fazendo isso com eficiência administrativa, diminuindo gastos para a prefeitura”,  afirmou Bublitz.
A Ceasa Paraná já envia doações para outros locais,  como o Criadouro da Onça Pintada. Essa nova parceria reafirma o compromisso da Ceasa Paraná com a sustentabilidade e o bem-estar animal, garantindo que alimentos que seriam descartados cumpram uma função essencial na preservação da fauna.

 

Sobre o Zoológico de Curitiba

O primeiro Zoológico de Curitiba funcionou no Passeio Público,  até 1985,  quando aconteceu a inauguração do zoológico atual no Parque Iguaçu, cerca de 20 km de distância do centro de Curitiba.
Recebe aproximadamente 650 mil visitantes por ano e constitui-se em um importante centro de lazer e conexão com a natureza por meio da contemplação.
Além de local de manutenção, sob cuidados humanos, de animais impossibilitados de viverem livres na natureza, o Zoo contribui para a conservação da fauna, por oferecer condições de reprodução para animais nativos, e por servir de porto seguro para espécies de aves migratórias. Desenvolve ainda importantes trabalhos de educação ambiental e possibilita a realização de pesquisas visando a conservação da biodiversidade.


Alimentação dos animais é feita até 2 vezes ao dia

A rotina de trabalho no Zoo é bastante intensa e organizada pelos funcionários. Às 7h, a equipe da cozinha já está trabalhando no preparo das dietas, seguindo as planilhas confeccionadas por um Zootecnista. Por volta das 9h estão prontas as alimentações dos primatas, depois a dos ruminantes e assim por diante; ou seja, existe uma rotina para servir o alimento de acordo com as características biológicas dos animais.
A maioria deles recebe alimentação duas vezes ao dia. Outros animais, como alguns carnívoros podem receber uma vez ao dia. Os herbívoros, entre eles as lhamas, recebem alimentos como cenoura, abóbora e batata doce cortados, com ração própria, pela manhã e à tarde uma complementação de alfafa ou capim fresco.

 


Zoológico de Curitiba
Endereço: Rua João Micheletto, nº 1500 – bairro Alto Boqueirão
Horários de visitação:
Das 10h às 16h, de terça a domingo.
* Segundas-feiras são para serviços internos de manutenção.

 

GALERIA DE IMAGENS