Ceasa Paraná proporciona espaços para comercialização da Agricultura Familiar 20/11/2023 - 10:19

A Ceasa Paraná reuniu na última semana, na unidade de Curitiba, mais de 25 agricultores familiares, de municípios da região metropolitana, Araucária, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Campo Magro, Colombo, para assinarem a efetivação do cadastro que permite, a eles, poderem comercializarem sua produção no Mercado do Produtor. Todos os procedimentos para efetivar o cadastro, são realizados pela Ceasa Paraná; e também tem o apoio do IDR Paraná, que realiza a emissão da Declaração de Produção, que mostra toda produção que o produtor produzirá para, comercializar no Mercado do Produtor.

Dentro desta politica pública de abastecimento, assistência técnica e extensão rural, a Ceasa Paraná e o IDR Paraná, possuem um termo de cooperação técnica para fomentar as mesmas junto ao público prioritário, os agricultores familiares. Com essas ações o IDR Paraná está implantando junto a estes agricultores familiares um termo de Compromisso Técnico, onde o Instituto compromete-se a realizar uma assistência técnica específica e o agricultor compromete-se a implantar e seguir as mesmas. Este processo técnico é para potencializar, agregar renda e produzir sustentavelmente as FFLV - Flores, Frutas, Legumes e Verduras, produzindo com qualidade, quantidade e num preço justo entre o produtor e o consumidor.

“A agricultura familiar é um segmento estratégico e de suma importância nas politicas públicas para o abastecimento alimentar, pois são responsáveis pela maior parte dos alimentos que estão em nossas mesas. É um dever da Ceasa Paraná em conjunto com o IDR Paraná, Adapar e a Seab, proporcionarem públicas para atenderem as necessidades técnicas e econômicas deste público que é muito importante para a economia paranaense”, diz Antônio Leonardecz, diretor técnico da Ceasa Paraná.

Para Elisandro Agostinho Trzaskos, de Araucária, a presença na Ceasa para comercializar diretamente sua produção de hortaliças no mercado “será muito importante e ajudará também a melhorar ainda mais os trabalhos de plantio e colheita na propriedade”. A mesma intenção nessa direção é de Robson Perin, que produz verduras no município de Colombo. “Agora podemos acompanhar aqui na Ceasa a venda direta daquilo que produzimos na nossa propriedade”, diz o produtor.

Neste trabalho de proporcionar espaços para a agricultura familiar já foram disponibilizados em torno de 300 novos espaços para os agricultores familiares e para as organizações rurais.

Estão cadastrados junto ao Mercado de Produtores da Ceasa Curitiba 5.325 agricultores, sendo que 1.520 são considerados ativos e que, comercializam diretamente hortigranjeiros junto a unidade. As cinco unidades da Ceasa no Paraná, em Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu comercializam em média por ano cerca de 1,2 milhão de toneladas de hortigranjeiros.

GALERIA DE IMAGENS