Ceasa Paraná realiza primeira licitação presencial 09/10/2008 - 11:00

A Ceasa Paraná terá quatro novas empresas atuando em suas unidades já à partir deste mês. Três delas serão na unidade em Curitiba e outra na unidade de Cascavel. Este é resultado do primeiro pregão presencial realizado na quarta-feira (08/10) pela Ceasa, na Secretaria de Agricultura e do Abastecimento – Seab.

Segundo a diretoria da empresa, os objetivos iniciais com essa nova modalidade de negociação para a ocupação de áreas disponíveis nos cinco mercados atacadistas da empresa ”foram perfeitamente atingidos”. “Se considerarmos que a experiência é inédita em se tratando de Ceasas no Paraná, e que foram retirados 32 editais para consultas sobre os espaços disponibilizados, esta primeira iniciativa foi totalmente positiva”, afirmou Antônio Comparsi de Mello, presidente da Ceasa Paraná.

Das 17 permissões remuneradas de espaços – boxes, colocados em leilão em suas cinco unidades para o comércio atacadista de hortigranjeiros e atípicos em geral, seis eram na unidade da Ceasa de Curitiba; outras seis na Ceasa de Foz do Iguaçu; três na Ceasa de Maringá; uma na Ceasa de Londrina; e uma na Ceasa de Cascavel. Foram arrecadados neste pregão R$ 160 mil com as quatro propostas apresentadas no processo de licitação.

“Todas as novas áreas disponíveis nas Ceasas do Paraná passarão a seguir este modelo de contrato, com pregões presenciais, conforme prevê a legislação específica para o setor”, diz Marcos Valério de Freitas Andersen, diretor agrocomercial da Ceasa Paraná. Sobre os espaços que ainda permanecem desocupados, o dirigente explicou que até o final do ano um novo pregão será realizado. “Nossa intenção é realizar essa modalidade nas próprias cidades onde estão sendo ofertados os boxes das Ceasa. Acreditamos que isso também facilitará a procura e presença dos atacadistas interessados”, diz Marcos Andersen.

O pregão presencial é a modalidade de licitação em que a disputa pelo fornecimento de bens ou serviços comuns é feita em sessão pública, nas dependências da instituição, por meio de propostas de preços escritas e lances verbais para classificação e habilitação do licitante com o maior preço ofertado.

As Ceasas do Paraná movimentam em média por ano 1 milhão e 100 mil toneladas de hortigranjeiros. Estão instaladas nos cinco mercados atacadistas da Ceasa no Estado – Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu, 685 empresas atacadistas e 5.900 agricultores cadastrados que comercializam diretamente nas pedras dos Mercados de Produtores, além de áreas específicas para o comércio de flores, plantas ornamentais, vasos e produtos de jardinagem.

Mais informações sobre a Ceasa Paraná, assim como os resultados do pregão presencial realizado na Seab podem ser obtidas no endereço eletrônico da empresa www.ceasa.pr.gov.br.