Ceasa Paraná reativa Armazéns da Família em Guaraqueçaba e Cerro Azul 19/08/2008 - 11:20
Os municípios de Guaraqueçaba e Cerro Azul voltam a receber em setembro deste ano as atividades dos Armazéns da Família da Ceasa Paraná. Os equipamentos foram reativados após os novos convênios feitos com as respectivas prefeituras municipais. O funcionamento dos Armazéns da Família seguem os critérios já estabelecidos de atendimento às famílias com renda de até três salários mínimos, previamente cadastradas junto às prefeituras, para a aquisição de uma relação de 26 produtos alimentícios de primeira necessidade. Em média os preços praticados pelos equipamentos da Ceasa ficam em média 20% mais baratos que o comércio tradicional.
Segundo o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini “a ação do estado priorizará os municípios com baixo IDH – Índice de Desenvolvimento Humano no Estado. Os Armazéns da Família além de beneficiarem as famílias carentes, ajudam também a regular os preços da cesta básica nas regiões que estes equipamentos atuam”, afirma Valter Bianchini.
A intenção da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento é reativar ainda os Armazéns da Família em outros cinco municípios do Estado. “Estamos avaliando as parcerias com os municípios, além do trabalho de credenciamento das famílias beneficiadas, existem ainda as necessidades operacionais das instalações dos equipamentos”, diz o secretário.
Para o presidente da Ceasa Paraná, Antônio Comparsi de Mello a reestruturação dos Armazéns da Família seguem as determinações do Governo do Estado. “Passamos agora em uma segunda etapa, fazendo a verificação dos certificados das empresas que participaram do processo de compras. Também estamos verificando a qualidade dos produtos apresentados, e se eles se encaixam nas necessidades exigidas para atender o programa”, explica Antônio Comparsi de Mello. Participaram deste processo de apresentação das propostas 70 empresas. A Ceasa se encarregará das compras, o transporte e repasse dos produtos para Armazéns das Famílias junto às prefeituras conveniadas.
Fazem parte da lista de produtos dos Armazéns da Família da Ceasa Paraná achocolatado em pó, açúcares cristal e refinado, amido de milho, arroz branco e parabolizado, biscoitos água e sal e doce sortido, café em pó, caldo de galinha, chá mate, extrato de tomate, farinhas de mandioca, de milho e trigo, feijão de cor, preto, fubá de milho, gelatina em pó, macarrão tipo espaghetti e parafuso, óleo de soja, sal, sardinha em molho de tomate, e em óleo e vinagre.
Segundo Marcos Andersen de Freitas, diretor agrocomercial da Ceasa Paraná além de auxiliar na melhoria da alimentação básica destas famílias, os Armazéns da Família ajudam também a fomentar o comércio local. “Com a economia feita na aquisição destes produtos, será possível que essas famílias busquem completar a compra do mês em outros estabelecimentos”, diz o diretor da Ceasa.
Sobre a possível concorrência dos Armazéns da Família com outros pontos tradicionais de venda de alimentos, Marcos Andersen diz que ela se tornará ainda mais saudável. “Teremos um acompanhamento permanente das cotações no mercado. Ao verificarmos que um determinado produto da mesma qualidade que os comercializados no Armazém da Família está mais barato, mais em conta em outro estabelecimento, colocaremos um cartaz anunciando o produto, o seu valor e ainda o local. Quem se beneficiará disso é a própria comunidade”, explica o diretor agrocomercial da Ceasa Paraná.