Ceasa Paraná reforça ações de prevenção à dengue em parceria com a Vigilância Sanitária 15/01/2026 - 11:09

Confira o áudio do diretor Agro Comercial Paulo da Nova

A Ceasa Paraná recebeu nesta semana, na sua Unidade Atacadista de Curitiba, a equipe da Vigilância Sanitária (Visa), do Distrito Sanitário do Tatuquara, da Secretaria Municipal de Saúde para uma reunião voltada ao fortalecimento das ações de prevenção e combate à dengue. O encontro destacou a importância da parceria entre a Ceasa e os órgãos de saúde na promoção de um ambiente mais seguro para trabalhadores, permissionários, produtores e visitantes.

Durante a reunião, a Vigilância Sanitária ressaltou que a dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se prolifera principalmente em locais com acúmulo de água parada. O mosquito deposita seus ovos em recipientes simples, como embalagens descartadas, pneus, lonas, calhas, ralos, caixas e outros resíduos que, quando mal acondicionados, tornam-se criadouros.

Por se tratar de um espaço com grande circulação de pessoas e mercadorias, a Ceasa Paraná mantém atenção permanente às boas práticas de limpeza, organização e destinação correta dos resíduos. A equipe da “Visa” reforçou a necessidade de cuidados contínuos com o armazenamento e o descarte adequado do lixo, evitando qualquer possibilidade de acúmulo de água.

Também foi destacada a importância da utilização de repelentes como medida complementar de proteção, especialmente em períodos de maior incidência da doença. A equipe técnica da Vigilância Sanitária colocou-se à disposição para colaborar com eventos, ações educativas e atividades de conscientização promovidas pela Ceasa Paraná sobre o tema.

A reunião contou com a participação do diretor Agro Comercial da Ceasa Paraná, Paulo Ricardo da Nova, da gerência da Unidade Atacadista de Curitiba, Valdecir Gregório da Silva e José Bispo, além da chefia de serviço da Vigilância Sanitária, Áurea Satico Nishimaki,  Cristina Muranobu Yano, e da representante da Coordenação de Vigilância em Saúde, Luciana Kusman, supervisora do Distrito Sanitário do Tatuquara.

Como prevenir a proliferação do mosquito

A prevenção da dengue depende, principalmente, de ações simples e constantes no dia a dia. Entre as principais orientações estão:

Descartar corretamente resíduos e embalagens, evitando deixá-los expostos;

Eliminar qualquer recipiente que possa acumular água parada;

Manter calhas, ralos e áreas externas sempre limpos;

Cobrir caixas, tambores e reservatórios de água;

Manter lonas bem esticadas, sem formação de poças;

Utilizar repelentes, conforme orientação dos órgãos de saúde;

Comunicar à administração da unidade a existência de possíveis focos do mosquito.

 

A Ceasa Paraná reforça que o combate à dengue é uma responsabilidade coletiva e segue atuando em parceria com os órgãos de vigilância sanitária, promovendo ações de prevenção, orientação e conscientização, reafirmando seu compromisso com a saúde pública. Essas ações também serão levadas para as outras quatro unidades da Ceasa em Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu.

Acesse o Painel da Dengue e confira o monitoramento de casos em Curitiba.

https://www.curitiba.pr.gov.br/noticiasespeciais/vira-a-agua-parada-e-o-mosquito-que-se-vire/32

 

GALERIA DE IMAGENS