Ceasa busca novas parcerias para ampliar trabalhos do abastecimento alimentar em Umuarama 02/02/2011 - 09:20
A diretoria da Ceasa Paraná iniciará um novo estudo de revitalização dos trabalhos na unidade da empresa em Umuarama, na Região Noroeste do Estado. Um protocolo de cooperação técnica será encaminhado neste mês para a Prefeitura Municipal de Umuarama prevendo a parceria entre a Secretaria de Agricultura e do Abastecimento – Seab, a Emater e as demais empresas vinculadas e associações e cooperativa de produtores de Umuarama.
"Temos um potencial de produção de hortigranjeiros muito grande na Região Noroeste do Estado. Nossa intenção com esse novo termo de cooperação e aproveitar o interesse do município da Região de Amerios – Associação dos Municípios de Entre Rios, nos auxiliando a incrementar ainda mais os trabalhos da unidade da Ceasa de Umuarama", disse Luiz Dâmaso Gusi, diretor presidente da Ceasa Paraná durante a reunião com Antônio Carlos Fávaro, secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo de Umuarama.
No encontro, que aconteceu em Curitiba, foram discutidas ainda alternativas de integração entre os vários órgãos do Estado e do município de Umuarama. O pedido foi encaminhado para Norberto Ortigara, secretário de Agricultura e do Abastecimento que disse que "as expansões e melhorias das atividades das Ceasas do Paraná fazem parte do plano de governo do Estado".
Ação coordenada- "A unidade é estratégica não só para a cidade, mas também para todos os 32 municípios que integram a Associação dos Municípios de Entre Rios – Amerios. Estamos organizando o setor em toda a região para que aproveitem melhor a estrutura física da Ceasa de Maringá. A comercialização da produção de hortigranjeiros da região ganham um importante aliado neste processo", diz Antônio Carlos Favaro. Ele estima que existem hoje cerca de 300 produtores de hortigranjeiros em Umuarama, e outros 2.700 nos demais municípios que integram a Amerios.
Segundo Claúdio Marconi, diretor da secretaria municipal de abastecimento, a fruticultura é um dos pontos fortes da produção local. "O clima quente, e a qualidade do solo na região favorecem principalmente a produção de frutas, como citros, abacaxi, melancia, uva rústica, além de verduras", diz. o diretor da secretaria municipal de Umuarama.
A Ceasa de Umuarama tem duas empresas atacadistas que abastecem Umuarama e as demais cidades da região. A unidade tem um espaço de 10 mil metros quadrados, e na área existe ainda um packing house – área de embalagens, onde a cooperativa de produtores de Umuarama faz o desdobramento e classificação de citros produzidos no município.
Para Valério Borba, diretor técnico da Ceasa, "a participação integrada dos órgãos ligados tanto na agricultura municipal, como do Estado, darão maior visibilidade ao produtor da Região Noroeste". "Estamos estimulando o cultivo e também o beneficiamento da produção local. Ajudamos a escoar os hortigranjeiros da região, incentivamos o agricultor que passar a ter ganhos melhores e garantias de comercialização, como também na segurança alimentar da população, além de criação de mais empregos", completa.
Reunião definiu alguns pontos do termo de cooperação entre a Secretaria de Agricultura e do Abastecimento com a Prefeitura Municipal de Umuarama.