Ceasa do Paraná na Diretoria da ABRACEN 22/04/2009 - 10:00

Antônio Comparsi de Mello, presidente da Ceasa do Paraná, foi eleito diretor das regiões Sul/Sudeste


Brasília, março de 2009
ABRACEN INFORMA
Edição Nº 28

O biênio 2009/2011 da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (ABRACEN) será dirigido por uma nova diretoria eleita na última semana. Nos dias 17 e 18 de março de 2009, a associação reuniu, em Brasília, cerca de 20 presidentes de Centrais de Abastecimento (Ceasas) brasileiras filiadas à instituição para realizar as assembléias Ordinária e Extraordinária da Abracen. Na discussão da Assembléia Extraordinária, houve um consenso entre o atual presidente da Abracen, Reginaldo Costa Moreira, e os demais participantes para a aprovação do novo presidente da associação, João Alberto Paixão Lages (presidente da Ceasa Minas) e os demais integrantes do colegiado.

Além do presidente, a nova diretoria da Abracen contará com: o primeiro vice-presidente - Rubens Costa Boffino (Ceagesp); segundo vice-presidente - Domingos Pinheiro Mendes (Ceasa – MA); diretor Norte/Nordeste - Romero Pontual (Ceasa – PE); vice-diretor Norte/Nordeste - João Monteiro da Franca Neto (Empasa – PB); diretor Sul/Sudeste/Centro-Oeste – Antônio Comparsi de Mello (Ceasa – PR) e vice-diretor Sul/Sudeste/Centro-Oeste - Nestor Pistorello (Ceasa - Caxias do Sul). O Conselho Fiscal será integrado por: João Santana Tosta – Mercado Produtor Do Juazeiro; Marcos Aurélio Cazé – Ceasa Caruaru (Ceaca) e Luzinaldo dos Santos Soares – Ceasa – PI. E o Conselho Fiscal Suplente será composto por: Petrônio José Lima Nogueira – Ceasa Paulo Afonso; José Marcos Velascos – Ceasa Campinas e Euclides Valdomiro Marchi – Ceasa Santo André – Craisa. O colegiado eleito assumirá no dia 1º de abril de 2009.

ASSEMBLÉIA ORDINÁRIA - O encontro não se resumiu apenas na definição da nova diretoria da associação. Na Assembléia Ordinária, foram apresentados o relatório de gestão e a prestação de contas referentes ao ano de 2008, pelo atual presidente da Abracen.

Na mesma reunião, o consultor contratado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Altivo Cunha, apresentou o estágio atual do diagnóstico que tem realizado nas Ceasas, por meio do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort). Trata-se de um trabalho de levantamento das atividades desenvolvidas nos mercados brasileiros, no qual cada central é analisada com base em questionários, visitas, fotografias e questões mais relevantes para o setor como, por exemplo, programas sociais realizados, problemas de embalagens e logística. O principal objetivo do diagnóstico é retratar a atual situação das Ceasas, conhecendo as demandas do setor, em busca da progressão dos pontos positivos e da solução das problemáticas encontradas nas avaliações realizadas. De acordo com o Prohort, cerca de 20 Ceasas já responderam os questionários. O programa prevê que até o dia 17 de abril todo o trabalho será concluído.

Foi abordado também o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O superintendente de Suporte da Agricultura Familiar da Conab, Marco Antônio, explicou o funcionamento do programa, o qual adquire alimentos de pequenos agricultores, sem licitação, mas com limite de até R$ 3,5 mil, ao ano, por agricultor familiar que faz parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Um ponto que ganhou destaque, na reunião, foi a questão da merenda escolar que está sendo estudada para entrar no PAA. Para Marco Antônio, a possibilidade da merenda escolar brasileira receber alimentos diretamente dos agricultores familiares seria interessante na questão da inclusão dos produtos regionais. “Isso [a inserção da merenda escolar no PAA] pode facilitar bastante o acesso aos alimentos regionais, que dificilmente estão presentes na merenda escolar”, avaliou. Mas, o técnico de planejamento ressaltou que é provável que o PAA seja apenas um complemento na alimentação escolar, já que o programa é “pequeno” em relação ao universo de escolas brasileiras.

Por fim, o superintendente de Programas Sociais de Abastecimento da Conab, João Cláudio Dalla Costa, solicitou a colaboração das Ceasas no envio das informações de preços e qualidades, já que o parâmetro de cotações do Prohort será utilizado também na aquisição da merenda escolar. Para mais informações sobre o PAA, acesse o site da Conab (www.conab.gov.br).

Por Débora Souza