Ceasa e Prefeitura Municipal fazem novas ações sociais na unidade de Curitiba 07/06/2018 - 10:00
“Precisamos conversar sobre drogas”, e “O que é trabalho infantil, ou desprotegido?”, são os novos temas do evento promovido pela Prefeitura Municipal de Curitiba, em parceria com a Ceasa Paraná. As ações acontecem nesta sexta-feira (8), das 9 às 12 horas, no Espaço Ceasa Cidadania e Saúde, na Ceasa Curitiba.
Além da participação da equipe do Grupo de Operações de Cães – GOC, que apresentará orientações, com distribuição de material informativo, sobre trabalhos de prevenção do uso de drogas. O médico psiquiatra Ricardo Losso, também fará uma palestra sobre o uso problemático de substâncias psicoativas. Ricardo Losso é assessor técnico da diretoria de Política Pública Sobre Drogas, da Secretaria Municipal da Defesa Social.
Trabalho infantil
As atividades contemplam ainda orientações sobre o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, com a participação de profissionais da Fundação de Ação Social – FAS. Os técnicos irão também explicar o “O que é trabalho infantil, ou desprotegido?”, e suas formas de atuação.
Segundo os técnicos da FAS, “trabalho infantil é aquele realizado por pessoas que tenham menos da idade mínima permitida para trabalhar”. No Brasil, o trabalho não é permitido para crianças e adolescentes de até 16 anos, com exceção da condição de menor aprendiz a partir dos 14 anos de idade. Realização de trabalho noturno, perigoso, ou que apresente qualquer risco executados por adolescentes de 16 a 18, independente da atividade, também é considerado trabalho infantil ou desprotegido.
Ao constatar essas irregularidades o cidadão pode denunciar ligando para o fone 181. As ligações são gratuitas, sigilosas, e podem ser feitas 24 horas por dia. Mais informações na Gerência de Mercado da Ceasa Curitiba.
Alerta mundial da ONU
O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é celebrado anualmente em 12 de junho. Segundo a Organização Internacional do Trabalho – OIT, agência vinculada à Organização das Nações Unidas – ONU, o principal objetivo da data é alertar a comunidade em geral, e os diferentes núcleso do governo, sobre a realizada do trabalho infantil. Prática está, para a OIT, que se mantém corriqueira em diversas regiões do Brasil, e do mundo.
Confira o áudio desta matéria: javascript:void(0);/*1528461524486*/
Serviço
Assuntos: “Precisamos conversar sobre drogas”, e “O que é trabalho infantil, ou desprotegido?”
Data e horário: 8 de junho, sexta-feira, das 9 às 12 horas.
Local: Espaço Ceasa Cidadania e Saúde, Ceasa Curitiba, BR-116, bairro Tatuquara.