Ceasa faz campanha para evitar o desperdício 17/04/2008 - 12:10
Ceasa faz campanha para evitar o desperdício
A Ceasa Paraná inicia no próximo dia 23 de abril uma nova campanha interna junto aos produtores e atacadistas, visando o combate ao desperdício de alimentos no mercado atacadista. Passam em média por mês nas cinco unidades da empresa, em Curitiba, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e Cascavel 91.667,0 toneladas de hortigranjeiros. Estima-se que 1,5 % desse total – 1.375,0 toneladas por mês deixem de ser comercializados.
Parte dessa produção não comercializada é destinada ao programa Banco de Alimentos criado pela Ceasa Paraná, e outra parte encaminhada aos aterros sanitários das respectivas cidades. No programa Banco de Alimentos, os produtos doados pelos produtores e atacadistas, são separados, selecionados e destinados às entidades sociais cadastradas junto à empresa. Em 2007 as Ceasas do Paraná destinaram 3.666,8 toneladas – em média 305,56 toneladas mês - para as 431 entidades que estão cadastradas junto ao programa.
Ao instituir a campanha de combate ao desperdício, cujo o tema é “o seu desperdício é o meu alimento”, as Ceasas do Paraná buscam ampliar o trabalho de conscientização que vem sendo realizado em suas unidades. “Acreditamos que a conscientização dos produtores e atacadistas é o melhor caminho para evitar a perda de alimentos. Com isso o setor pode aumentar ainda mais os seus ganhos, além de termos uma sensível diminuição do volume de resíduos gerados nas unidades. E aquilo que realmente não possa ser comercializado, tenha um destino, através do Banco de Alimentos, mais eficiente e de alcance social”, diz Antônio Comparsi de Mello, diretor presidente da Ceasa Paraná.
O dirigente aponta ainda outro importante benefício com esse trabalho de conscientização. “O consumidor final também será beneficiado. Haverá um volume mais constante dos produtos e os preços dos hortigranjeiros tendem a ficar mais estáveis”, destaca Antônio Comparsi de Mello.