Ceasa faz homenagens no Dia Mundial da Alimentação 15/10/2008 - 14:40
O ato que acontecerá no Mercado do Produtor, às 9 horas, terá a participação especial de um coral de 50 crianças assistidas pela Associação Menonitas de Assistência Social numa creche no bairro do Xaxim. “E uma homenagem simples, mas significativa como forma de reconhecimento ao trabalho de todos os agricultores de hortigranjeiros, assim como dos atacadistas e trabalhadores que atuam nas Ceasas do Paraná. E deste trabalho diário, de plantio, colheita e escoamento da produção, que parte dos alimentos básicos chegam às mesas do povo brasileiro. Estes agricultores e atacadistas tem uma importante parcela de contribuição nas questões referentes à segurança alimentar da população”, diz Antônio Comparsi de Mello, presidente da Ceasa Paraná.
As cinco unidades da Ceasa Paraná no Estado – Curitiba, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e Cascavel movimentam em média por mês 92 mil toneladas de hortigranjeiros. A maior parte desta comercialização do plantio dos quase 6 mil produtores paranaenses cadastrados juntos às unidades e dos 670 empresas atacadistas que atuam nos mercados das Ceasas.
Ação social envolve agricultores e atacadistas
Outra atividade realizada nas Centrais Atacadistas do Paraná, e que valoriza a produção paranaense, é o Banco de Alimentos. Através de uma ação social realizada pela empresa, o excedente da comercialização é doado, pelos agricultores e atacadistas ao Banco de Alimentos, que após a sua seleção e separação são destinados às entidades assistências parceiras da Ceasas. Todo aquele produto considerado fora do padrão comercial, mas ainda em condições de consumo é levado ao Banco de Alimentos. Depois de processado, este alimento ainda in natura e repassado diariamente as 431 entidades parceiras do programa. “É a nossa parcela de contribuição. Além de evitarmos o desperdício de parte dos hortigranjeiros comercializados nas Ceasas, ajudamos uma boa parcela de pessoas carentes a terem um mínimo de alimentação um pouco mais saudável”, diz Marcos Valério de Freitas Andersen, diretor agrocomercial da Ceasa Paraná.
São atendidas pelas cinco unidades da Ceasa no Paraná, através dos Banco de Alimentos, 178.279 pessoas. “Doamos também em média por mês 306 mil quilos de hortigranjeiros. Senão tivéssemos a participação e apoio direto dos nossos agricultores e dos atacadistas da empresa, esses excedentes da comercialização seriam jogados fora, causando um grande desperdício de alimentos”, afirma Marcos Andersen.
Programação também na Boca Maldita
Além de integrar na terça-feira da exposição feita pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, no Museu Oscar Niemeyer, na Escola de Governo, quando foi feito o lançamento da Semana Mundial da Alimentação, a Ceasa também estará nesta quinta-feira na Boca Maldita. Nesta programação, onde participa com outras entidades coordenadas pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional – Consea Paraná, a Ceasa distribuirá folhetos explicativos sobre questões de alimentação, cuidados no manuseio, higiene além de material de divulgação sobre os trabalhos da empresa.
Nas outras quatro unidades da Ceasa, em Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu, também acontecerão ações com os respectivos parceiros da empresa.
Mais informações podem ser obtidas através do fone 41-3253-3232, ramal 209, ou no endereço eletrônica da Ceasa Paraná www.ceasa.pr.gov.br