Ceasa participa de mutirão da campanha “Curitiba sem Mosquito” 29/05/2023 - 16:50

Agentes do Distrito Sanitário do Tatuquara, da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio dos funcionários da Ceasa e dos colaboradores do Banco de Alimentos – Comida Boa, fizeram no sábado (27) um mutirão de alerta na Ceasa Curitiba no combate de alerta para evitar a circulação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. Os agentes percorreram as instalações da unidade em busca de criadouro do mosquito, além de distribuírem para produtores, permissionários, carregadores e compradores que estavam na unidade folders da campanha “Curitiba sem Mosquito Aedes Aegypti – Contamos com você nessa Missão”.

Para o diretor presidente da Ceasa Paraná, Éder Eduardo Bublitz, essas ações e campanhas de esclarecimento sobre as doenças transmitidas pelo mosquito “devem ser permanentes”. “Contamos também com o apoio direto dos nossos permissionários e produtores que nos ajudam nesses trabalhos aqui no mercado atacadista. A parceira com Secretaria Municipal de Saúde tem se intensificado. Agradecemos a todo o empenho desses agentes da saúde”, afirma o dirigente da Ceasa.

“Estamos intensificando essas ações de orientações para eliminarmos possíveis criadouros do mosquito. Além dos trabalhos dos nossos agentes sanitários, é importante que a população de uma maneira em geral também nos auxilie nessa campanha de conscientização”, disse Luciana Kusman, supervisora de Saúde do Distrito Sanitário.

Além de percorrerem os pavilhões e os boxes dos atacadistas, a equipe da Secretária Municipal de Saúde, também esteve nas áreas dos Mercados do Produtor e de Flores da Ceasa Curitiba. Os 30 profissionais do Distrito Sanitário distribuíram 4.200 folders com alertas de como evitar a proliferação dos mosquitos, cuidados na limpeza de ralos, dos vasos sanitários, garrafas e embalagens pets entre outros itens.

O folheto também indica entre outros itens os sinais e sintomas da Dengue, Zika e Chikungunya. “Apesar de serem doenças diferentes, são todas transmitidas pelo mosquito Aedes e possuem alguns sinais e sintomas semelhantes como febre, dor de cabeça, dores no corpo e manchas vermelhas na pele. Se você apresentar algum desses sintomas, procure um serviço de saúde”, informa o alerta da Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo Cris Ano, coordenadora de Vigilância e Saúde, do Distrito Sanitário “a parceria feita com a administração e gerência da Ceasa Curitiba tem sido muito produtiva, e tem alcançando os objetivos da campanha Curitiba Sem Mosquito”. “Chamamos esses trabalhos de Dia D – Prevenção da Dengue. A Ceasa tem nos ajudado constantemente nessas ações”, disse a coordenadora.

Quem também está atuando nesses trabalho é a Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SMMA, que faz a coleta e retirada de materiais inservíveis que acumulam água, com o caminhão coletando os resultados do chamado pente fino feito pelos moradores em suas residências, e locais de trabalho.

As vistorias e mutirões de limpeza acontecem em toda cidade, de acordo com cronograma do programa de Controle do Aedes da SMS em parceria com a SMMA. Na última semana os agentes de endemias percorrerem as ruas do Distrito Sanitário do Tatuquara, avisando do mutirão de coleta nos dias 29 e 30 de maio.

Dicas importantes para combater a proliferação do Aedes aegypti

1 - Mantenha caixas, tonéis e barris de água tampados.

2 - Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.

3 - Não jogue lixo em terrenos baldios.

4 - Ao guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.

5 - Não deixe a água da chuva acumular sobre a laje.

6 - Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.

7 - Se for guardar pneus velhos, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.

8 - Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas impeçam a passagem da água.

9 - Lave pelo menos uma vez por semana, com água e sabão, recipientes utilizados para guardar água.

10 - Os vasos de plantas aquáticas também devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.

Dicas: Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba.

Fotos: Divulgação Ceasa Paraná