Ceasa participa do Agosto Azul com oferta de serviços de saúde
05/08/2015 - 13:00

Agosto Azul
Agosto Azul

Os profissionais e população que frequentam a unidade do Ceasa de Curitiba podem contar nesta semana (de 3 a 6 de agosto) com a oferta de testes rápidos de HIV/AIDS, Hepatites Virais e sífilis. Os testes são feitos por equipes da Secretaria Estadual da Saúde como parte da programação do Agosto Azul, que incentiva os homens a adotar uma rotina de prevenção de doenças e promoção da saúde. A ação estão acontecendo em barracas instaladas próximo ao Mercado do Produtor da Ceasa Curitiba.


Segundo o diretor presidente da Ceasa Paraná, Natalino Avance de Souza, a ação aproxima o Governo do Estado das mais de 20 mil pessoas que circulam diariamente pelo órgão. “Queremos transformar o ambiente do Ceasa num espaço de cidadania e acolher a população dos bairros da região”, destacou.

Além dos testes, oferecidos no Hospital de Campanha do Governo do Estado, profissionais do Detran e do Conselho Regional de Educação Física também participam da ação, seja orientando as pessoas sobre segurança no trânsito ou como incluir atividades físicas na rotina de cada um.

O diretor da 2ª Regional de Saúde (Metropolitana de Curitiba), Hélder Lazarotto, reforçou a importância de trabalhar em parceria com diversos órgãos, tanto governamentais como da sociedade civil. “Nosso objetivo é unir esforços para chamar a atenção da população para a adoção de hábitos simples que podem contribuir para uma vida saudável. Isso inclui alimentação adequada, atividade física e atitude preventiva, tanto na saúde como no trânsito, por exemplo”, afirmou.

Para a coordenadora do programa UPS Cidadania, da Secretaria de Estado da Justiça, Maria Gorete Brotti, a aproximação do Estado com a população demanda a articulação de ações intersetoriais de cidadania. “Temos uma Unidade Paraná Seguro no bairro Tatuquara e queremos ampliar ações como estas, que levam atendimentos de saúde e orientações aos moradores”, afirmou.

O presidente do Sindicato dos Permissionários do Ceasa (Sindaruc), Paulo Salesbran, disse que a oferta de serviços no ambiente do trabalho é, muitas vezes, a única oportunidade que essas pessoas têm de ter acesso a atendimento de saúde. “Comemoramos a parceria e queremos ampliá-la”, disse.

Testes – Cada pessoa atendida na barraca da Saúde no Ceasa realiza quatro testes. Os profissionais envolvidos na ação têm atendido uma média de 60 pessoas por dia, o que totaliza 240 testes até esta quarta-feira (5). Até agora, foram identificados um caso de AIDS, dois de Hepatite B, três de Hepatite C e um de sífilis. As pessoas diagnosticadas com as doenças são orientadas a iniciar o tratamento imediatamente em unidades de saúde da região. Todo tratamento é feito gratuitamente pelo sistema público de saúde.

Os testes rápidos voltarão a ser oferecidos no Ceasa na última semana de agosto, de 24 a 28, encerrando as atividades do Agosto Azul em Curitiba.

Confira a matéria feita pela TV Educativa, e-Paraná, acessando o link http://www.e-parana.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=16860


Fotos: Arnaldo Alves/ANPR

Agosto Azul
 
Agosto Azul

Agosto
 
Agosto Azul

Agosto
 
Agosto

Agosto
 
Agosto


Agosto Azul