Ceasa promove reunião para discutir consórcio de produtores na região Noroeste do Estado 16/07/2007 - 12:30
Nesta sexta-feira (20/07) a diretoria da Ceasa Paraná estará promovendo, em Umuarama, uma reunião com produtores que compõe a Amerios - Associação dos Municípios de Entre Rios, formada por 33 municípios da região Noroeste do Estado. O encontro que tem apoio da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento, através do Núcleo Regional da Seab e da Prefeitura Municipal de Umuarama é a primeira de uma série programada pelo Governo do Estado para discutir e incentivar ainda mais a produção e comercialização de hortigranjeiros na região.
“Nossa intenção é auxiliar os vários trabalhos locais que as secretarias municipais de agricultura desenvolvem no Noroeste. Um dos principais entraves dos agricultores da região é escoar a produção de frutas e verduras. As Centrais de Abastecimento tem essa experiência e pode ser repassada e dividida com os produtores e comerciantes dos municípios do Noroeste”, diz Antonio Comparsi de Mello, presidente da Ceasa Paraná.
O dirigente lembra ainda que várias associações de produtores estão sendo criadas no Estado, assim como a intensificação das feiras livres nas cidades do interior. “São ações que mostram que existem públicos para serem atendidos e beneficiados. A agricultura familiar é um dos exemplos. O governo tem dado incentivos e a resposta é o aumento da produção de alimentos básicos e dos hortigranjeiros”, afirma Antônio Comparsi de Mello.
Consórcio de produtores – Outro ponto que será destacado na reunião da próxima sexta-feira, é a possibilidade de ampliar-se a proposta de consórcio entre os produtores de um ou mais municípios. “Em determinadas épocas do ano temos uma boa produção de um ou outro hortigranjeiros. Ao invés de comercializarem de forma individual, esses mesmos agricultores poderiam ser associar para escoar de maneira mas rápida e eficiente suas produções”, diz o presidente da Ceasa Paraná, lembrando ainda que os Núcleos Regionais da Seab tem um importante papel nessa estrutura para monitorar e planejar esses contatos no campo.
Antonio Comparsi de Mello, que já dirigiu o Núcleo da Seab em Umuarama, utiliza como exemplo as boas produções de abacaxi, melancia e morango. “O agricultor do Noroeste do Estado tem se preocupado também com a qualidade das suas produções. Agora temos também que auxiliá-lo na comercialização, incentivando o seu trabalho e favorecendo ao consumidor que dessa forma terá produtos com preços mais estáveis”, diz o dirigente da Ceasa.
Compõe a Associação dos Municípios de Entre Rios - Amerios, que tem sede em Umuarama, outros 32 municípios: Alto Paraíso, Alto Piquiri, Altônia, Brasilândia do Sul, Cafelândia, Cafezal do Sul, Cianorte, Cidade Gaúcha, Cruzeiro do Oeste, Douradina, Esperança Nova, Francisco Alves, Guaporema, Icaraíma, Indianapólis, Iporã, Ivate, Japura, Jussara, Maria Helena, Mariluz, Nova Olímpia, Pérola, Perobal, Rondon, São Tomé, São Jorge do Patrocínio, São Manoel do Paraná, Tapira, Tapejara, Tuneiras do Oeste, Xambre.
Mais informações podem ser obtidas junto à Prefeitura Municipal de Umuarama, Núcleo da Seab em Umuarama, ou ainda na Ceasa Paraná.