Ceasa realiza cursos sobre manipulação de alimentos 09/05/2008 - 09:50

A Ceasa do Paraná intensifica, a partir deste mês, a programação de cursos dirigidos às famílias e instituições que participam do programa Banco de Alimentos, desenvolvido para o melhor aproveitamento das doações recolhidas ao final de cada dia de comercialização em suas cinco centrais atacadistas de hortigranjeiros no Estado - Curitiba, Maringá, Londrina, Cascavel e Foz do Iguaçu. Esses mercados comercializaram juntos em 2007 uma média de 91.667 toneladas de hortigranjeiros por mês, dos quais 1.375 toneladas vinham sendo descartadas. Parte desse total – 306 toneladas, já está sendo encaminhada para doações.

No final de abril último a Ceasa iniciou uma grande campanha entre comerciantes e produtores, para melhorar a seleção dos produtos não vendidos mas em boas condições de consumo para serem doados. Com isso, a Ceasa quer reduzir as perdas no segmento em que atua e, através de uma separação seletiva, aumentar os volumes doados.

Hoje são 431 entidades assistenciais cadastradas para receber doações das cinco centrais atacadistas. “A etapa seguinte à organização das doações é o treinamento das pessoas diretamente envolvidas no manuseio e preparo dos alimentos”, explica Antonio Comparsi de Mello, presidente da Ceasa.

O curso “Manipulação de Alimentos”, realizados em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, com 140 horas de aulas, se encerra nesta quarta-feira (7) na Unidade de Curitiba. Outros cursos e oficinas programados para o mês de maio são “Aproveitamento Integral de Alimentos”, na Ceasa de Curitiba, em parceria com a Secretaria Municipal de Abastecimento; “Manipulação de Alimentos”, em Londrina, com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, e “Transformação de Alimentos”, em Cascavel, com a Faculdade Assis Gurgacz.