"Ceasas devem ajudar a planejar a produção", diz Valter Bianchini 19/03/2007 - 12:00


Segundo o secretário da Agricultura, Valter Bianchini, a nova diretoria da Ceasa assumiu o compromisso de interiorizar os trabalhos da empresa, com a implementação de mercados dos produtores em várias regiões do Estado para dar oportunidades de comercialização aos pequenos produtores. Para Bianchini, “a Ceasa também tem o papel de ajudar a planejar melhor a produção dos produtores”.

Para o novo presidente da Ceasa Paraná, Antônio Comparsi de Mello, seu desafio à frente da empresa será regionalizar ainda mais os serviços das Centrais de Abastecimento do Paraná, auxiliando no escoamento da produção estadual. Uma das propostas que estão sendo encaminhadas à Seab é a “utilização das estruturas da secretaria no interior do Estado, para auxiliar a melhorar as condições de produção e comercialização de hortigranjeiros no Paraná”

Conforme o IBGE, entre a 20% a 30% dos alimentos comprados atualmente são desperdiçados. Eles se perdem desde a produção até às casas dos consumidores. A nova diretoria da Ceasa Paraná pretende estabelecer ações conjuntas para combater e diminuir esse desperdício, preparando melhor todos os segmentos envolvidos no setor – produtores, atacadistas, varejistas, consumidores.

Antônio Comparsi pretende firmar parcerias com órgãos estaduais para destacar funcionários do Estado para fazer acompanhamento das lavouras. “Em municípios que não contam com a instalação de uma unidade atacadista da Ceasa, eles farão a identificação das lavouras que estão enfrentando gargalos de comercialização para serem encaminhadas a uma unidade da Ceasa mais próxima”.

Estão cadastrados nas cinco unidades da Ceasa no Paraná – Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu, 685 empresas atacadistas e cerca de 6 mil agricultores que movimentam, 1,1 milhão de toneladas de hortigranjeiros por ano.