Ceasas do Paraná têm aumento de 10% no volume da comercialização 19/08/2017 - 07:00

Ceasa Curitiba
 As Ceasas do Paraná tiveram um aumento em torno dos 10% no volume de comercialização no primeiro semestre deste ano, se comparados ao mesmo período de 2016. Ao todo foram negociadas nas cinco unidades da empresa, em Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu 550.624,562 milhões de quilos de hortigranjeiros. “É um volume significativo, em se tratando de um período de retração e das dificuldades que a economia nacional vem passando nos dois últimos anos”, diz Natalino Avance de Souza, diretor presidente da Ceasa Paraná.

Entre os fatores que ajudaram nesse incremento do volume negociado no primeiro semestre de 2017 estariam as constantes ações de boas práticas de comercialização dos hortigranjeiros no Estado. “Temos feito vários encontros e reuniões com os produtores e permissionários atacadistas, visando adotar e melhorar cada vez mais os trabalhos de manipulação, armazenamento e comércio de frutas e verduras nas nossas Ceasas. Isso reflete na apresentação e qualidade dos produtos ofertados ao comércio, além de favorecer também uma maior estabilidade na média das cotações”, avalia Natalino Avance de Souza.

Segundo Talles Ferrari Salomon, engenheiro agrônomo da Ditec da Ceasa Curitiba, “os lançamentos das notas fiscais de entrada de produtos nas unidades também ganharam nova sistemática de controle”. “Isso nos ajuda a manter os dados de entrada e saída de produtos, facilitando também a elaboração diária dos boletins de preços e dos volumes dos hortigranjeiros comercializados nos atacados das nossas Ceasas”, diz o engenheiro agrônomo.

Do total do volume comercializado pelas Ceasas do Paraná, a unidade de Curitiba é responsável por 64,8% desse total – 356.920,5 toneladas de hortigranjeiros. Seguem depois a Ceasa de Londrina, com a movimentação de 67.797,2 toneladas (12,3%,do total); Ceasa de Maringá, com 63.572,2 toneladas (11,5%); Ceasa de Foz do Iguaçu com 38.430,3 toneladas (6,9%); e a Ceasa de Cascavel, com 23.903,6 toneladas (4,3%).

Obras junto ao Mercado do Produtor

A diretoria da empresa também confirmou as obras das duas novas lanchonetes junto ao Mercado do Produtor da Ceasa de Curitiba. “Estamos atendendo uma determinação da Vigilância Sanitária, órgão da Secretaria de Estado da Saúde. O comércio de lanches em carrinhos no local estavam com irregularidades sanitárias. As duas novas lanchonetes, que se encontram em fase final de construção, serão colocadas em licitação pública”, disse Natalino Avance de Souza. As datas do edital e da licitação, através de pregão presencial, serão divulgadas em breve, assim que o edital for publicado.

Foto: Julio Covello / Divugação / Assimp - Ceasa Paraná