Clima estabiliza e preços das hortaliças caem no atacado da Ceasa 20/06/2008 - 11:50

O mercado está estável, mas a média da cotações dos hortigranjeiros no atacado na Ceasa Curitiba ainda continua aquecida. No comparativo realizado pela Divisão Técnica e Econômica – Ditec, da Ceasa Paraná, os preços dos 29 principais produtos comercializados baixaram 4,18% se comparados com a última terça-feira (17/06) e baixaram 2,06% se comparados com a última quarta-feira (18/06).

Segundo os técnicos da Ditec “o clima mais ameno dos últimos dias, colaborou para a queda e estabilidade dos preços no atacado”. Mas o mercado ainda se ressente das fortes geadas verificadas nas áreas de produção no início da semana. As folhosas, como alface e couve-flor, por exemplo, foram mais afetados pela queima da geada. Dessa forma diminui-se a oferta e os preços acabam subindo. A caixa da alface tipo crespa grande, com 18 unidades, está cotada em média a R$ 10. A dúzia da couve-flor tipo grande, está em média a R$ 25.

Ainda segundo as informações dos técnicos da Ceasa, “parte da produção paranaense encontra-se também na entressafra, por isso é normal que se tenha hortigranjeiros trazidos de outras regiões do país, como de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo”.