Comercialização de orgânicos deverá aumentar nas Ceasas do Paraná 08/01/2008 - 12:00

O comércio de orgânicos deverá ganhar mais espaço junto aos mercados atacadistas das cinco unidades da Centrais de Abastecimento no Paraná. A previsão é do engenheiro agrônomo Marcos Valério de Freitas Andersen, diretor agrocomercial da Ceasa Paraná, que acredita que o decreto da regulamentação da produção de orgânicos, pelo Ministério de Agricultura e do Abastecimento, irá incrementar ainda mais a atividade no Estado.

“A comercialização de hortigranjeiros cada vez mais vem sendo procurada pelo consumidor. No momento a produção é mais dirigida em escala direcionada, através de canais diretos como feiras próprias do setor. Mas com a diversidade da produção, a comercialização de orgânicos também aumentará no atacado”, avalia Marcos Valério lembrando ainda que a Secretaria de Agricultura e do Abastecimento – Seab, tem incentivado o setor através do programa Paraná Orgânico,

Segundo a Divisão Técnica e Econômica – Ditec, da Ceasa Paraná, em 2007 passaram pelos mercados da empresa 37,5 toneladas de produtos orgânicos. Se comparados ao ano anterior, quando foram comercializados 5,27 toneladas, houve um acréscimo de 612,5%. “É um dado importante e que merece atenção. A procura por produtos orgânicos justifica também esse aumento no atacado”, diz Marcos Valério.

Para o diretor agrocomercial da Ceasa Paraná, a “exigência da certificação é um componente a mais para a sustentação e confiabilidade nessa produção. “A agricultura agroecologica se baseia na sustentação econômica, ambiental e social”, explica Marcos Valério acreditando que o decreto do Ministério da Agricultura e do Abastecimento, e o acompanhamento que será feito pela Secretaria da Agricultura, com cursos e capacitação de produtores e técnicos dará ainda mais credibilidade ao segmento da produção e comercialização de produtos orgânicos no estado.