Conclusão do Curso em Rede Solidária de Alimentação 19/05/2009 - 10:20
A Ceasa do Paraná, vinculada à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, realizou na Central de Abastecimento de Curitiba o curso de Formação em Rede Solidária de Alimentação, em parceria com a Secretaria do Trabalho e Promoção Social. O objetivo foi capacitar o público atendido pelo Programa Banco de Alimentos em técnicas de manuseio e aproveitamento integral dos produtos que são doados.
O presidente da empresa Antonio Comparsi de Mello explica que o programa, que é realizado em parceria com diversas instituições governamentais e não governamentais, organiza a coleta dos hortigranjeiros que não foram comercializados no dia, seleciona, e encaminha-os para doação às entidades sociais e famílias cadastradas. “ O treinamento em técnicas de manuseio dos alimentos, aliado às noções de cidadania que o curso proporciona, é de fundamental importância para a transformação da realidade vivenciada pelas pessoas e entidades que integram o Banco de Alimentos”, destaca.
Donas de casa e merendeiras de instituições sociais cadastradas no Programa tiveram, ao final do curso, 200 horas de capacitação divididas em duas etapas. A primeira, realizada em março, foi ministrada pelo professor Adriano de Araújo Schamporski, da Agencia de Desenvolvimento Educacional e Social Brasileira- Adesobras, sobre conhecimentos gerais, abrangendo meio ambiente e educação ambiental; higiene e segurança no trabalho; direitos humanos, sociais e trabalhistas e ética.
No mês de abril a professora Matilde Delsoto, também técnica da Adesobras, iniciou a etapa específica de manipulação de alimentos abordando cuidados na compra, armazenagem e uso de ingredientes; aspectos básicos de higiene tanto pessoal quanto dos alimentos; qualidade das refeições e aspectos nutricionais; cuidados no preparo e corte dos alimentos; tratamentos de sobras e rotinas de limpeza.
As aulas práticas foram acrescidas pela experiência de cada participante. Kelly Voichki, casada, dona de casa, moradora em Rio Bonito – localidade próxima à Ceasa de Curitiba, conta que é comum chegar em casa e preparar receitas que acabou de aprender. “Aproveitei muito das técnicas ensinadas, inclusive como preparar produtos que não consumimos em casa, como por exemplo incluir a beterraba num bolo que meus filhos gostaram muito”.