Condições Climáticas Interferem nas Cotações 17/02/2009 - 08:23
Segundo análise da Divisão Técnica (DITEC) da Ceasa do Paraná, excesso de calor e umidade durante o período contribuiram para oscilações na oferta de vários hortigranjeiros, refletindo no preço final ao consumidor. Entre os vinte e nove produtos de maior peso na comercialização da Central de Abastecimento de Curitiba, onze permanecem estáveis, dez em elevação e oito apresentam queda nas cotações, comparando-se à semana passada.
A maior alta registrada foi do pepino salada Aodai extra AA, que subiu 50 por cento. No entanto, vale destacar que há um mês a caixa com 21 quilos daquela variedade de pepino custava R$ 25,00 e nesta semana, mesmo em alta, a mesma caixa está sendo ofertada a R$ 15,00. Segundo a DITEC, a atual cotação reflete uma recuperação de preço após uma queda acentuada devido a grande oferta registrada há quinze dias. A abobrinha verde extra AA, que aparece em alta de 33 por cento nesta semana, também reflete identico comportamento do mercado, pois está com cotações inferiores daquelas registradas há trinta dias.
Apesar das variações registradas, a média ponderada dos principais hortigranjeiros caiu 2,73 por cento nesta semana. Entre os produtos com maior oferta e preços menores destacam-se vagem macarrão extra AA (-33 %) aipim comum (- 25 ) e alface crespa (-20).