Cotações Reagem com Intensidade das Chuvas 28/07/2009 - 10:51

A ocorrência de chuvas nos últimos dias em várias regiões do País forçaram aumento de preços no atacado da Ceasa de Curitiba, pois produtores têm maiores dificuldades de acesso às lavouras para colheitas. Segundo levantamento realizado semanalmente pela Divisão Técnica da Ceasa Paraná, dos trinta principais hortigranjeiros comercializados na empresa, nove permaneceram estáveis, treze em alta e oito com redução nas cotações.

A média ponderada das cotações teve uma alta de 7,44 por cento, comparada à semana anterior. A principal elevação foi registrada na caixa de tomate extra 2A, com 23 quilos, em 43,48 por cento. O tomate, em entressafra na região metropolitana, vem sendo transferido do interior de São Paulo e Rio de Janeiro para abastecer a capital. Outra alta significativa, de 33,33 por cento, foi para a abóbora seca, também em período de entressafra na região.

As chuvas atrapalharam a colheita de batata comum, e apesar do reforço na oferta do interior paulista, a alta foi de 28,57 por cento. Uma boa alternativa no período é a substituição por batata salsa, em razão da safra na região metropolitana.

A caixa de alface crespa grande, com 18 unidades, teve redução de 16,67 por cento. A oferta foi intensificada em função dos riscos de perdas pelas condições climáticas. Quedas nas cotações semanais da couve flor grande (-16,67) e vagem macarrão extra 2A (- 9,09 %).

Entre as frutas, a tangerina ponkan grande apresentou a maior alta da semana, em 20 %. Laranja pera grande e limão tahiti médio, transferidos de lavouras paulistas, estão 12,50 e 11,11 mais caros, respectivamente. Abacaxi havaí grande, com oferta de Minas Gerais, São Paulo e Tocantins, teve ligeira alta de 5,88 por cento.

No geral, o grupo das frutas está com boa oferta na semana. Os preços do abacate quintal caíram 4,17 %, maçã nacional gala 2,56, melancia redonda 10 % e melão amarelo 8,82 %. Banana caturra primeira, mamão formosa, manga tomy e uva niágara rosada estão com preços estáveis.

A cotação do ovo branco extra, em caixas com 30 duzias, baixou 2,04 por cento.