Dia Mundial da Alimentação movimentou a Ceasa Curitiba 17/10/2024 - 11:32

 

Confira o áudio desta notícia

O Dia Mundial de Alimentação, comemorado no dia 16 de outubro, foi movimentado na Ceasa Curitiba. Neste ano a comemoração teve início na terça-feira (15) com atividades para 36 merendeiras escolares do estado e do município, e no dia seguinte para estudantes do Colégio Municipal Professor Antônio Pietruza. Participaram dessas ações além de funcionários da Ceasa, nutricionistas e alunos do curso Técnico em Nutrição do sistema da Fecomércio Sesc-Senac Paraná.

“Estamos dando continuidade aos trabalhos realizados pela Ceasa, que tem a colaboração e participação dos produtores e permissionários atacadistas que atuam em nossos mercados, com as doações de produtos para os nossos programas sociais realizados através do Banco de Alimentos – Comida Boa”, diz Eder Eduardo Bublitz. O diretor-presidente da Ceasa Paraná destacou ainda a necessidade de manter constante “a conscientização de se alimentar melhor e de forma correta”.

As atividades para as merendeiras foram feitas em duas etapas, com a palestra das nutricionistas do Sesc Mesa Brasil, Alana do Nascimento Oliveira e Rafaela Maria dos Santos, que destacaram a sustentabilidade na alimentação e a importância de reduzir o desperdício de alimentos. As participantes receberam o livro “Sabores do Mesa Brasil: Solidariedade que Nutre”, com receitas comemorativas pelos 20 anos do programa.

Depois as merendeiras participaram de aulas práticas junto à Cozinha Industrial do Banco de Alimentos da Ceasa, onde as instrutoras do Senac, Hellen Suleman e Monica Dupas Nicolosi mostraram como preparar receitas saudáveis e sustentáveis. Entre essas receitas estavam risoto de abóbora cabotiá com casca, picles de abóbora cabotiá. Caldo de legumes, purê de abóbora cabotiá, bolo de banana com casca e geleia de manga, demonstrando como ingredientes muitas vezes descartados podem ser aproveitados integralmente.

A pedagoga da Ceasa, Angelita Clamer, que coordenou os trabalhos do Dia Mundial de Alimentação na unidade, destacou a importância de buscar hábitos alimentares saudáveis, e evitar o desperdício de alimentos. “Essas dicas e instruções repassadas pelas nutricionistas e instrutoras do Senac são importantes devem ser sempre praticadas por todos”.

Criatividade e práticas - Assim como as merendeiras, os estudantes da Escola Professor Antônio Pietruza, do bairro Tatuquara, tiveram informações do funcionamento e trabalhos das Ceasas do Paraná. Foi feita também uma roda de conversas sobre a importância de se consumir alimentos saudáveis, para na sequência os estudantes, da faixa etária de 10 a 14 anos, colocarem a criatividade em prática para montar pratos diversos e divertidos com frutas ricas em cores e sabores, para depois serem degustados pelos próprios participantes.

O técnico e orientador de mercado da Ceasa, Evandro Pilatti explicou aos estudantes “as origens dos hortigranjeiros, no seu plantio qual produto vai semente ou muda, a importância de se conhecer um alimento fresco, suas variedades, e ainda os benefícios de se consumir as frutas, legumes e verduras – FLV. Em seguida cada participante recebeu uma sacola para que montassem sua “Primeira Feirinha”, aprendendo a escolher os hortigranjeiros que estavam à disposição no Centro de Eventos da Ceasa para levarem para suas casas.

Finalizando esses trabalhos, os estudantes receberam do engenheiro agrônomo, Felipe Nascimento dos Santos, da Divisão Técnica e Econômica – Ditec, da Ceasa, orientações sobre a importância de cultivar a terra, ajudando a cuidar também do meio ambiente. Após cada aluno teve a oportunidade de “construir seu primeiro vasinho”, onde foram colocadas terra e plantadas mudas de alface. Um desses vasinhos seria levado para sua casa, e o outro para ficar na horta da escola. “A intenção é para que eles comparem o processo de crescimento em ambientes diferentes – casa e escola, explorando o plantio e o contato com a produção de alimentos”, disse o engenheiro agrônomo da Ceasa.

Tema de 2024 - O Dia Mundial da Alimentação foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1979 no âmbito da 20.ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). A data é assinalada desde 1981 com o objetivo de promover a reflexão sobre a problemática da fome e o desenvolvimento de ações efetivas que garantam uma melhor gestão da alimentação a nível mundial.

Em 2024 o Dia Mundial da Alimentação teve como tema “Direito aos alimentos para uma vida e um futuro melhor”, sendo assinalado em paralelo com o 79.º aniversário da FAO. As comemorações integram diversos eventos, promovendo-se a consciencialização mundial sobre a fome, destacando a alimentação como um direito humano e estimulando ações para o futuro da alimentação, das pessoas e do planeta.

Fotos: Divulgação Ceasa Paraná / Ivo Lima - Fecomércio/PR

GALERIA DE IMAGENS