Diretor-presidente reúne equipe para agradecer conquista histórica 17/11/2025 - 11:35

Na manhã de sexta-feira (14), o diretor-presidente da Ceasa Paraná, Eder Eduardo Bublitz, reuniu todos os funcionários e colaboradores da Ceasa Paraná no Centro de Eventos da unidade de Curitiba para um momento de agradecimento coletivo.

O encontro celebrou a conquista do prêmio internacional Manager of the Year (Gestor do Ano), concedido pela World Union of Wholesale Markets (WUWM) durante a conferência anual realizada em Bruxelas, na Bélgica.

A WUWM, que reúne mais de 200 mercados atacadistas de 50 países em cinco continentes, reconhece líderes que se destacam pela capacidade de inovar, promover sustentabilidade e fortalecer o abastecimento alimentar global. Bublitz tornou-se o primeiro brasileiro a receber a honraria, um marco para a Ceasa Paraná e para o setor de abastecimento no país.

Durante a cerimônia, o diretor-presidente destacou que a conquista reflete o trabalho conjunto de toda a instituição: “Esse prêmio precisava de um nome e foi o meu, mas é o reconhecimento da dedicação de cada um que faz o seu trabalho aqui na Ceasa. Toda a diretoria executiva e eu agradecemos a cada um de vocês que, de alguma forma, contribuiu para essa conquista. A Ceasa Paraná é grande e hoje é conhecida no mundo todo.”

Ceasa Paraná em números

A Ceasa Paraná (Centrais de Abastecimento do Paraná), empresa de economia mista vinculada ao sistema SEAB, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, administra cinco unidades atacadistas, localizadas em  Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu. São municípios considerados estratégicos para a comercialização e abastecimento de hortigranjeiros no Estado.

Operam nas cinco unidades, 658 empresas permissionárias. Estão cadastrados junto aos Mercados de Produtores dessas unidades, 7.236 agricultores rurais, destes 1.784 são ativos, que negociam diretamente suas produções em espaços próprios. São comercializados em média por ano, através das Ceasas do Paraná, cerca de 1 milhão 354 mil de toneladas de hortigranjeiros.

Segundo a Divisão Técnica e Econômica (DITEC),  as frutas, verduras, hortaliças e ovos comercializados nas unidades atacadistas tem sua origem na produção agrícola, vindo de 327 municípios paranaenses, e de outros 1.308 municípios – de 21 estados brasileiros, além de 10 países.

A unidade atacadista de Curitiba dispõe, ainda, de um espaço específico para a comercialização de flores, plantas ornamentais, aromáticas, medicinais, condimentares, frutíferas e insumos para jardins. O Mercado de Flores tem área coberta de 1.725 metros quadrados. Os 20 permissionários ocupam espaços entre 30 a 90 metros quadrados. 

GALERIA DE IMAGENS