Diretoria aguarda indicações dos permissionários para iniciar processo de modernização da Ceasa Curitiba 25/01/2011 - 11:10

A diretoria da Ceasa Paraná manteve na última terça-feira (24/01) mais uma etapa do seu planejamento de interagir com os comerciantes que atuam na empresa. Na semana anterior já havia sido feita outra reunião com os representantes das associações de produtores e permissionários das cinco unidades da Ceasa no Estado – Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu.

Neste último encontro, onde participaram as lideranças dos permissionários da Ceasa Curitiba, foram apresentadas inicialmente um panorama do mercado atual da unidade, seus problemas e principais dificuldades. Para o engenheiro agrônomo Luiz Dâmaso Gusi, diretor presidente da Ceasa Paraná, “é necessário que façamos de forma conjunta uma análise real dos gargalos que temos que superar, para promovermos e deixarmos o nosso sistema de distribuição e comércio de hortigranjeiros mais eficiente e ágil”. “Estamos buscando traçar estratégias de ações e diretrizes de trabalho, onde todos possamos ganhar. Seja tornando o ambiente de compra e venda mais saudável a todos que atuam na empresa, como unificar padrões e procedimentos de atuação dentro do mercado”, afirmou Luiz Dâmaso Gusi, lembrando que o item “segurança alimentar deve estar sempre presente em todas discussões e procedimentos a serem adotados na empresa”.

Foi solicitado aos representantes dos permissionários que buscassem junto aos demais comerciantes atacadistas de cada pavilhão da unidade de Curitiba, sugestões e propostas para melhorar os trabalhos das Centrais de Abastecimento do Paraná. “Estamos adotando inicialmente a chamada “arrumando a Ceasa”. Temos que buscar num curto espaço de tempo alternativas viáveis para reordenarmos as atividades no mercado. E nada melhor que termos dos próprios permissionários e produtores que atuam na empresa, uma resposta inicial neste processo de ajuda para mudanças de comportamento”, diz Luiz Dâmaso Gusi.

Novas parcerias
Segundo o diretor presidente da Ceasa Paraná, após esta resposta das principais prioridades apontadas por produtores e atacadistas, será possível também estabelecer novas estratégias para modernizar e dinamizar as ações na empresa. “Já estabelecemos contatos com outros órgãos do governo estadual e do município de Curitiba, para traçarmos um novo planejamento e repaginar a Ceasa”, diz Luiz Dâmaso Gusi. 

Entre essas parcerias estão um pedido de estudo junto à Secretaria de Segurança Pública para a Ceasa de Curitiba, e o seu entorno. A diretoria da Ceasa Paraná está formalizando um termo de cooperação técnica com a Prefeitura Municipal de Curitiba, envolvendo as secretarias municipais de Abastecimento de Curitiba, e Saúde, Vigilância Sanitária, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – IPPUC entre outros órgãos. “Estamos buscando integrar os trabalhos de comercialização de hortigranjeiros, e outros itens do abastecimento, com as necessidades básicas para ampliarmos as ações estratégicas que a Ceasa Curitiba representa para a segurança alimentar da capital paranaense e da Região Metropolitana”, explica Luiz Gusi. 

Além de estreitar a ligação com o município de Curitiba, a diretoria da Ceasa Paraná também está buscando contatos com o governo federal para o aporte de recursos aos programas de abastecimento alimentar desenvolvidos pela empresa. Reuniões com dirigentes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, assim como a Associação Paranaense de Supermercadistas – Apras, e ainda com o sistema da Federação da Agricultura do Paraná – Faep, também já foram iniciados para ampliar o trabalho de revitalização das Ceasas no Paraná.

“A Ceasa é um ponto estratégico e de muita importância na distribuição e comercialização de alimentos. Precisamos sensibilizar todos estes agentes que atuam na empresa para melhorar e agilizar esse processo”, completou Luiz Dâmaso Gusi.

Além da diretoria da Ceasa Paraná, da Gerência da Ceasa Curitiba, Vera Niedzluk, e das principais lideranças da unidade da empresa em Curitiba, participaram ainda dessa reunião os representantes das associações de Produtores da Ceasa de Curitiba – Aprotiba, e do Usuários da Ceasa Curitiba – Sindaruc.