Estiagem Reflete na Oferta 12/05/2009 - 09:50
A estiagem em regiões que abastecem o mercado curitibano está interferindo na produção de alguns hortigranjeiros, com reflexos nas cotações. Segundo informações apuradas pela Divisão Técnica – DITEC da empresa junto aos produtores, verifica-se também nesta época do ano significava redução em áreas cultivadas da região metropolitana devido aos riscos de formação de geadas, e a oferta é reforçada por importações de outros estados. Entre os trinta produtos de maior peso na comercialização da Ceasa de Curitiba, oito estão com preços estáveis, dez em alta e doze com reduções em relação à semana passada.
As maiores elevações de cotações foram registradas no chuchu extra AA (+40 %), couve flor grande ( + 46,67), pepino salada aodai extra AA ( + 50 %) e vagem macarrão (+ 50 %). A oferta de batata comum especial lavada, em período de entressafra no estado, com exceção de Guarapuava , está sendo mantida pelas transferências de regiões produtoras de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A cotação da batata subiu 27,27 por cento na semana.
O mercado está com boa a oferta de abóbora seca (- 14,29), aipim comum (- 13,33%), batata doce comum branca (- 10%), batata salsa extra AA (- 14,29%), cebola pera nacional ( - 6,25%), e cenoura nantes AA (-5,26 %). A oferta de tomate extra AA, com preço em queda de 14,29 por cento na semana, está sendo reforçada em sua maior parte pela produção paulista.
As frutas com cotações mais reduzidas em relação à semana anterior são abacaxi havaí grande , limão tahiti médio, maçã nacional vermelha gala, manga tomy e tangerina ponkan grande. Em alta aparecem a banana caturra primeira, mamão formosa e melancia redonda.