Estudante de Agronomia, da Unioeste,
fazem visita técnica na Ceasa de Cascavel
26/02/2016 - 07:00

Visita
 Um grupo de 27 alunos, do quarto ano do curso de Agronomia, da Universidade Unioeste, de Marechal Cândido Rondon, estiveram no início desta semana na Ceasa de Cascavel. Além de conhecerem os sistemas de comercialização, e funcionamento da unidade, os alunos percorreram as instalações da Ceasa, onde conversaram com os permissionários e compradores.

Depois o grupo, que estava acompanhado pelos professores Wilson João Zonin, coordenador do curso de Agronomia da Unioeste, e Márcia Echer, estiveram no Banco de Alimentos da unidade. O programa faz os trabalhos de reaproveitamento de frutas, legumes e verduras doados pelos permissionários e produtores que atuam na Ceasa de Cascavel. Depois de selecionados e separados esse hortigranjeiros são destinadas as entidades assistenciais cadastradas junto ao programa.

“Explicamos aos estudantes as formas de comercialização e intercâmbio com as outras quatro Ceasas do Paraná, e também de outros Estados, além de países como o Paraguai e Argentina. Esse contato é importante pois em breve esses estudantes estarão no mercado de trabalho, e muitos deles irão atuar também no campo, ajudando a orientar, ampliar e melhorar também a produção de hortigranjeiros”, diz Neide Cordeiro, gerente da Ceasa de Cascavel.

A unidade da Ceasa em Cascavel tem 71 boxes, onde além das 20 empresas atacadistas, atuam existe ainda o Mercado do Produtor. Em média por ano o mercado a Ceasa de Cascavel movimenta cerca de 63 mil hortigranjeiros, com uma média mês em torno das 5,3 toneladas. O Banco de Alimentos da Ceasa de Cascavel repassa em média por mês cerca de 135 mil quilos de produtos, que são encaminhadas para as 159 entidades cadastras, que atende em média cerca de 90 mil.