Estudantes de agronomia da Unopar fazem visita técnica na Ceasa de Londrina
13/05/2016 - 10:00

Estudantes da UEL
 Alunos do curso de Agronomia da Universidade Norte do Paraná – Unopar, fizeram nesta semana uma visita técnica na Ceasa de Londrina. Acompanhados pela professora Thais Cristina Morais Vidal, engenheira agrônoma e doutoranda em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina, o grupo formado por 20 estudantes, percorreu as instalações da unidade atacadista em Londrina.

Segundo o assistente técnico e orientador de mercado da Ceasa de Londrina, Ismael Batista da Fonseca, que acompanhou os visitantes, o “objetivo da visita foi para os estudantes acompanharem os vários processos de recebimento, separação, e classificação dos hortigranjeiros no atacado”. “Mostramos aos alunos da Unopar, os procedimentos das boas práticas de comercialização que são realizadas tanto pelos agricultores como os permissionários atacadistas que atuam nas cinco Ceasas no Paraná”, disse Ismael Batista da Fonseca.

A diversidade e variedade de produtos à disposição dos compradores também chamou a atenção do grupo. “Explicamos as formas de classificação, principalmente das frutíferas, suas origens, o intercâmbio que é realizado entre as regiões produtoras, e os mercados atacadistas, bem como da movimentação e a movimentação junto ao sistema do agronegócio. Através da Resolução de Diretoria, 428/14, está sendo implementado o programa de rotulagem, e através da rastreabilidade, oferecer mais segurança e qualidade do produto”, afirma o técnico da Ceasa de Londrina.

Depois de passarem pelo Mercado do Produtor da unidade, os estudantes de agronomia da Unopar foram conhecer o funcionamento do programa Banco de Alimentos da Ceasa Londrina. Em média por mês são reaproveitados 74 mil quilos de hortigranjeiros, que depois de selecionados e separados, são encaminhadas para mais de 23 mil pessoas, através das 82 entidades assistenciais cadastradas junto ao programa. “Além de evitarmos o desperdício de alimentos, ainda em boas condições de consumo, ajudamos numa ação social, fazendo em parceria com os produtores e permissionários atacadistas, a doação desses hortigranjeiros para pessoas e famílias em estado e vulnerabilidade social”, explica Ismael Batistas da Fonseca.

A Ceasa de Londrina movimenta em média por ano cerca de 98 mil toneladas de hortigranjeiros. Estão instaladas na unidade 96 empresas atacadistas e cadastrados junto ao Mercado do Produtor da unidade 1.570 agricultores.

Fotos: Divulgação/Ceasa Paraná 

Estudantes da UEL