Fecoagro e Estudantes de Agronomia visitam as Ceasas de Curitiba e Cascavel 02/10/2025 - 11:29

As Ceasas de Curitiba e de Cascavel receberam na última semana comitivas de agricultores e estudantes de agronomia, que vieram conhecer e acompanhar os processos de comercialização de hortigranjeiros nos seus mercados atacadistas, e ainda dos programas sociais realizados pela empresa.

Os 23 agricultores de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, ligados a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de Santa Catarina – Fecoagro, foram recebidos pelo diretor agrocomercial da Ceasa Paraná, Paulo Ricardo da Nova. Além de conversarem com os permissionários atacadistas da Ceasa, os cooperados da Fecoagro estiveram nos Mercados do Produtor, de Flores, e ainda conheceram os programas sociais Banco de Alimentos – Comida Boa.

A Fecoagro, que tem dois boxes para a comercialização de hortigranjeiros na Ceasa Curitiba, é integrada por 11 cooperativas em Santa Catarina, sendo a sua sede central na cidade de Palmitos. As outras filiadas são a Coopercentral Aurora Alimentos, e a Cooperalfa - Cooperativa Agroindustrial Alfa, ambas em Chapecó; a Coolacer – Cooperativa Agropecuária de Lacerdópolis, em Lacerdópolis; a Coopervil – Cooperativa Agropecuária Videirense, em Videira; a Cravil – Cooperativa Regional Agropecuária do Vale do Itajaí, em Rio do Sul; a Cooperitaipu – Cooperativa Regional Itaipu, em Pinhalzinho; a Cooperja – Cooperativa Agroindustrial Cooperja, em Jacinto Machado; a Cooperauriverde – Cooperativa Regional Auriverde, em Cunha Porã – SC; a Coocam – Cooperativa Agropecuária Camponovense, em Campos Novos; a Cooper A1 – Cooperativa A1, em Palmitos; e a Copérdia – Cooperativa de Produção e Consumo Concórdia, em Concórdia.

Interação - Em Cascavel estudantes de agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campi Laranjeiras do Sul (PR) percorreram as instalações da Ceasa. Acompanhados por Olivar Assis Alves da Rocha, Fiscal de Mercado da Ceasa os estudantes receberam informações sobre a procedência dos hortigranjeiros comercializados no atacado, e ainda dos sistemas de rotulagem e embalagem dos produtos, assim como os processos de climatização das bananas, e de lavagem do tomate.

Os estudantes conheceram também o Ecoponto da Ceasa, onde é feita a separação dos materiais que podem e devem ser reciclados – orgânicos, papel, plásticos, embalagens, madeiras entre outros itens.

Por último, foi feita a visita ao programa social da Ceasa, Banco de Alimentos - Comida Boa, que faz o reaproveitamento dos hortigranjeiros doados pelos produtores e pemissionários. Depois de selecionados e separados esses produtos são doados para as entidades assistenciais e famílias cadastradas no programa.

Abrangência da UFFS - A Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS é uma instituição de ensino superior pública, popular e de qualidade. Criada pela Lei Nº 12.029, de 15 de setembro de 2009, a UFFS abrange mais de 400 municípios da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul – Sudoeste do Paraná, Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul.

O processo de criação da UFFS iniciou em cinco cidades: Chapecó (SC) – sede da Instituição, Realeza e Laranjeiras do Sul (PR) e Cerro Largo e Erechim (RS). Recentemente a cidade de Passo Fundo (RS) também passou a contar com um campus da UFFS, o qual oferece o primeiro curso de Medicina do Brasil instituído através do programa de expansão das escolas médicas do Governo Federal.

Fotos: Gustavo Ronconi - Ceasa Paraná

 

GALERIA DE IMAGENS