Geadas Refletem nos Preços 09/06/2009 - 08:27

Dezoito entre os trinta hortigranjeiros de maior consumo na Capital estão com preços mais elevados, em reflexo às geadas registradas na semana passada em toda região metropolitana. Os produtos que tiveram maior elevação de cotação, devido às perdas, foram a abobrinha (+ 81,82%), alface (+ 50 %), chuchu (+ 108,33 %), couve flor (+ 100 %), pepino (+ 40 %) e vagem (+ 42,86%).

Segundo série estatística elaborada pela Divisão Técnica da empresa, que aponta a procedência dos produtos ofertados na Central de Abastecimento de Curitiba durante o ano, tradicionalmente neste período intensificam-se as transferências para garantir a oferta local. Assim, grande parte dos produtos que estão abastecendo o mercado, ainda que a preços mais elevados, têm reforço de regiões produtoras de São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, além de Morretes e Cerro Azul que têm clima mais ameno. A oferta de alface, reduzida após as geadas, continua sendo da região metropolitana.

Abóbora seca, aipim comum, beterraba, cenoura, abacaxi havai, laranja pera, mamão formosa, melão e tangerina estão com preços idênticos aos da semana anterior. Em baixa, apenas a batata comum especial lavada, com oferta paranaense e paulista; banana comum primeira com procedência do litoral paranaense e reforço catarinense e paulista, e maçã nacional gala de produção catarinense e gaúcha.

O preço médio simples dos trinta hortigranjeiros pesquisados subiu 17,67 por cento nesta semana.