Governo lança campanha de combate ao desperdício nas Ceasas do Paraná 23/04/2008 - 09:10
O vice-governador Orlando Pessuti e os secretários da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini; e do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, participaram (23 de abril) na Ceasa de Curitiba da abertura da campanha “O Seu Desperdício é o Meu Alimento”, criada para combater o desperdício de hortigranjeiros nos atacados da empresa. As cinco unidades da Ceasa no Paraná – em Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu, comercializam em média por mês 91,1 mil toneladas.
Estima-se que cerca de 1,5% desse volume, 1,3 mil toneladas por mês, de hortigranjeiros acabem não sendo comercializados. Ou seja, são jogados fora. Buscando evitar esse desperdício, a empresa criou o Banco de Alimentos, onde os produtos doados pelos agricultores e atacadistas, depois de selecionados e separados são encaminhados para as 431 entidades assistências cadastradas no programa.
O vice-governador Orlando Pessuti lembrou que uma das estratégias do Estado é também buscar a melhoria da qualidade da produção de alimentos, do seu planejamento e escoamento racional. “As Ceasas do Paraná são importantes pontos de distribuição de hortigranjeiros. E quando há excessos de produção, ou alimentos sendo descartados, as ações sociais como as desenvolvidas pela empresa em parceria com os agricultores e atacadistas são sempre bem vindas, e auxiliam no combate à fome”, afirmou o vice-governador.
Valter Bianchini enfatizou os trabalhos integrados que os governos estadual e federal vêm adotando nas políticas de produção de alimentos básicos e de abastecimento. “Temos parceiros importantes neste processo. A segurança alimentar deve ser prioridade, assim como o combate ao desperdício”, disse Valter Bianchini.
Segundo o diretor-presidente da Ceasa Paraná, Antônio Comparsi de Mello, além do trabalho social realizado pelo Banco de Alimentos, a campanha lançada na empresa visa também colaborar com a estabilidade dos preços no mercado, e ainda com o próprio meio ambiente. “Estamos agora buscando junto ao nosso setor – agricultores e atacadistas – apoio no sentido de evitar jogar fora, ou simplesmente descartar aquele produto que por um razão ou outra não esteja em boas condições comerciais, mas ainda em condições de consumo. As doações ao Banco de Alimentos é uma saída para não só auxiliarmos na alimentação de pessoas carentes, como ainda ajudarmos o meio ambiente, diminuindo o envio desse descarte para aterros sanitários”, diz Antônio Comparsi de Mello.
Participaram do lançamento da campanha na Ceasa Curitiba vários órgãos do governo do Estado, da Prefeitura de Curitiba, e da iniciativa privada, assim como as entidades que participam do programa Banco de Alimentos. A campanha será agora levada para as outras quatro unidades da Ceasa no interior do Estado.