Hortifruti apresenta tecnologias 17/05/2013 - 17:10

No primeiro dia, o médico Dráuzio Varella discorreu sobre Vida Saudável e Alimentos Saudáveis, mantendo o público atento às explicações práticas que podem transformar o cotidiano de quem busca qualidade de vida. Uma dica simples: comer um prato de saladas variadas antes das refeições principais, para saciar a ansiedade de comer, pois “mutas vezes nem pensamos no que estamos comendo. Não esperar pela vontade de fazer exercício, pois ela não virá. Alimentar-se bem e fazer execícios pode fazer uma grande diferença”, destacou Varella.
Logo após a abertura oficial do evento, a Associação Brasileira de Centrais de Abastecimento- Abracen, dirigentes e técnicos de Ceasas participaram de palestras como Regulamentação das Atividades de de Movimentação de Mercadorias, Trabalho Avulso e os Desafios de sua Implantação nas Centrais de Abastecimento, com o advogado Raimundo Firmino dos Santos, presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral.
Na sequência, o médico veterinário Dorival Rodrigues , discorreu sobre Controle de Vetores e Pragas Urbanas sob a Ótica de uma Central de Abastecimento. Integrantes da equipe do Supermercados Condor acompanharam as explicações sobre o todo o processo.
Em outras salas aconteciam palestras sobre Boas Práticas Agrícolas com Maria Izabel Rosa Guimarães, do Sebrae-Pr e “Resíduos de Agrotóxicos no Brasil- Cenário Atual e Monitoramento”, com Felipe Barretto, da Fundação Getúlio Vargas.
Na sexta-feira Roberto Piazza, diretor da Fedagromercati Bologna/ Itália apresentou Os Principais Desafios do Setor de Hortigranjeiros.
Luiz Dâmaso Gusi, presidente da Ceasa do Paraná, apresentou a Modernização do Mercado Atacadista- Experiência da Ceasa/Pr, com a apresentação do projeto piloto da Central de Maringá .Destacou ainda a parceria realizada com a província da Emilia Romagna através do Sebrae, que tem possibilitado transferência de tecnologia de mercados modelos como do Centro de Abastecimento AgroAlimentar da Bologna- CAAB. t
Temas de grande interesse do mercado, como por exemplo As Demandas do Mercado Varejista da Itália, com Giulio Benvenutti, consultor da Legaccop Emilia Romagna que explicou que o sistema de abastecimento é realizado através de pequenos produtores, organizados em cooperativas.
José Roberto Ricken, superintendente da Organização das Cooperativas do Paraná- Ocepar, explicou sobre Cooperativismo como Ferramenta de Organização do Setor de Hortigranjeiros. Destacou que várias regiões paranaenses estão organizadas em cooperativas, inclusive no setor de hortigranjeiros.
O taliano Enrico Turoni, encerrou o painel apresentando uma das maiores feiras do setor na Europa, a Macfrut, e as Tecnologias para as Empresas de Hortigranjeiros.
No período da tarde os trabalhos continuaram com apresentações sobre “Pequenas só no Tamanho! Melhoramento Genético e Tendências de Mercado, com Fernando Sala, da Universidade Federal de São Carlos (SP), Reunião da Comissão de Horticultura, coordenada por Elisangeles de Souza, da FAEP, e Produção Tecnológica Integrada e Sustentável.
A Hortifruti, que encerra-se no sábado (18), é voltado para um publico formado por dirigentes e técnicos das diversas centrais de abastecimento brasileiras, atacadistas e varejistas, agricultores e suas organizações, técnicos e empresários que compõe a cadeia de produção e abastecimento. O dia está reservado para o setor de flores, com as apresentações sobre Consolidação do Mercado de Flores nas Ceasas, conduzido por  Ana Rita Stênico, gerente do Departamento d Mercado de Flores , da Ceasa de Campínas (SP); e Desafios para o Setor de Flores-A experiência dos produtores da Ceasa dos Distrito Federal, por Márcio Rosely J. de Carvalho.
O evento é uma promoção da Associação Brasileira de Centrais de Abastecimento – ABRACEN, coordenação da CEASA Paraná e apoio de uma aliança estratégica de entidades (SEAB, EMATER, SISTEMA FAEP, Região Emilia Romagna e EMBRAPA), com patrocínio do SEBRAE e Agencia de Fomento do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS