Hortinorte 2013 quer atrair três mil
produtores de frutas e hortaliças
07/08/2013 - 14:02

A Hortinorte 2013 está localizada numa posição estratégica no Norte do Paraná, a cerca de 400 quilômetros do maior centro de consumo do País que é São Paulo e a mesma distância de Curitiba, outro polo irradiador de distribuição de alimentos para o Sul do País. “Por isso nosso objetivo é qualificar a produção, para termos escala e volume e com isso vamos reposicionar tecnicamente a produção de frutas e hortaliças do Norte do Paraná que ficou para trás”, afirmou.
De acordo com levantamento da Secretaria da Agricultura e Ceasa, a produção de frutas e hortaliças da região Norte tem uma defasagem de cerca de 15 anos e a demanda por esses produtos só vem aumentando o que exige um rearranjo para incrementar a produção, disse o secretário. Além disso, a intenção é ocupar espaço que está sendo perdido pelos produtores de verduras e legumes do cinturão verde de São Paulo que estão sendo espremidos pela especulação imobiliária e valorização dos espaços naquele Estado. “O Norte do Paraná é o candidato natural a ocupar esse espaço”, disse o secretário.
Ortigara acrescentou que a região Norte por ter um clima mais quente e regime de chuvas regular poder intensificar sua produção de frutas e hortaliças, um segmento que permite renda o ano todo para o produtor. Nesse novo conceito de produção que está sendo exposto na Hortinorte 2013, o produtor vai aprender tecnologias de produção em estufas, irrigação, fertirrigação, redução na aplicação de defensivos químicos, para o produto ficar isento desses resíduos prejudiciais à saúde da população.

Comercialização

Além da produção, a Hortinorte 2013 também visa modernizar a comercialização e a distribuição dos alimentos a partir das Ceasas. Para o diretor da Ceasa-PR, Luiz Gusi, o conceito de modernização e inovação tecnológica que vem desde a produção até as centrais de distribuição de alimentos estão sendo incorporadas através de parceria firmada com a Central de Distribuição de Alimentos na região da Emilia Romagna, na Itália.
A direção da Ceasa do Paraná já iniciou o processo de modernização das centrais atacadistas que estão sendo remodeladas no sistema de parceria público privada. A primeira a ser instalada com esses novos conceitos será em Maringá, depois Cascavel e Curitiba. As centrais serão mais modernas com plataformas adaptadas aos novos modelos de caminhões e equipamentos disponíveis no mercado, que permitirão serviços de carga e descarga mais ágeis, eliminando uma defasagem de 40 anos.
Além disso, a adoção das tecnologias vai facilitar ao produtor para que os produtos saiam embalados da propriedade, com rotulagem que permite a identificação e a certificação da produção. São esses produtos que vão chegar às novas Ceasas, reduzindo bastante os resíduos e perdas de produtos tão comuns ainda nas centrais de abastecimento.
A Hortinorte foi instalada numa área de 4,0 hectares dentro da Ceasa de Londrina, onde foram instaladas 15 estações com cerca de 50 espécies cultivadas em moderna tecnologia de produção. O evento é uma promoção da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e suas empresas vinculadas Emater e Ceasa em parceria com a prefeitura de Londrina e empresas de produção de mudas e insumos para a produção de frutas e hortaliças.
Segundo o gerente regional da Emater de Londrina, Sergio Carneiro, a Hortinorte 2013 é uma resposta aos prefeitos da região que pedem à entidade alternativas de produção mais rentáveis aos pequenos produtores. São 68 mil produtores de frutas e hortaliças na região Norte que geram um Valor Bruto da Produção (VBP) em torno de R$ 750 milhões por ano e que podem alavancar essa geração de renda ainda mais.
Carneiro chamou a atenção para a excelência na produção de frutas e verduras que estão sendo apresentadas em ponto de colheita na Hortinorte. “Mesmo com as geadas ocorridas no final de julho, a produção resistiu bem com as novas tecnologias, o que vai ajudar muito o produto a não perder a produção”, destacou.
A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e o Instituto Emater vão organizar o produtor e ajudá-lo a captar recursos em linhas de crédito rural como Pronaf, mais baratas e para que ele possa fazer as adaptações necessárias na propriedade. “Vamos procurar parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, com as cooperativas para que invistam aqui na região Norte com crédito e repasse de tecnologia”, destacou.
Participaram do lançamento da Hortinorte 2013, o prefeito de Londrina Alexandre Kireff, o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Paraná, Reni Denardi, o presidente da Emater-PR, Rubens Niederheitmann, o presidente da Ceasa Paraná, Luis Gusi, o presidente do Iapar, Florindo Dalberto, o dirigente da Cooperativa Integradas, Carlos Murate, demais prefeitos e lideranças da região.

GALERIA DE IMAGENS