Média de Preços em Baixa 05/05/2009 - 09:02
Apenas oito entre os trinta hortigranjeiros analisados semanalmente pela Divisão Técnica (Ditec) da Ceasa/Pr estão com preços mais elevados em relação à semana anterior, nove estáveis e treze em baixa.
A maior alta foi registrada na cenoura nantes AA, 35,71 por cento mais cara. A oferta de cenoura nesta época do ano é reforçada por transferências de regiões produtoras de Minas Gerais, cuja produção foi prejudicada pela estiagem; ou paulistas, onde outra ocorrência climática- excesso de chuvas- causou quebras na produção. Ainda assim, foram registradas entradas do produto de Piedade (SP) na Ceasa de Curitiba que, junto com a produção da região metropolitana, impediram altas ainda maiores nas cotações.
A abobrinha verde extra AA teve pouca oferta neste início de semana, e foi comercializada com alta de 33,33 por cento.
O final da safra de pimentão nas áreas de produção próximas à Capital elevou as cotações em 25 por cento. A oferta vem sendo reforçada por produtores e atacadistas do Ceagesp.
As demais altas foram: alface crespa (+ 14,29), batata comum especial lavada (+ 3,77), vagem macarrão extra AA (+ 11,11), maçã nacional gala (+ 5,26) e mamão formosa, com 0,88 por cento.
A boa oferta de couve flor resultou em queda na cotação de 40 por cento. A entrada do produto na Ceasa de Curitiba vem se estabilizando desde abril, quando os preços começaram a baixar. No mês, a queda de cotação acumulada foi ainda maior: 46,43 por cento.
O pepino também está com melhores preços, com redução de 28,57 por cento. A oferta é toda da região metropolitana.
A transferência de regiões produtoras paulistas e catarinenses, que veio reforçar a oferta do norte pioneiro paranaense, reduziu em 7,89 por cento a cotação do tomate nesta semana. Porém, a oferta é instável nesta época do ano, com o final da safra estadual.
Outros hortigranjeiros com cotações reduzidas em relação à semana anterior: abóbora seca (- 12,50 %), beterraba extra AA (-4,35), chuchu extra AA (- 16,67), repolho híbrido grande ( - 8,33), abacate quintal (-5 %), banana caturra primeira (- 6,67), limão tahiti médio (- 5,56), melancia redonda (-11,11), melão amarelo grande ( - 4,17) e uva niagara rosada (-10 %).
A média simples dos 30 hortigranjeiros pesquisados caiu 1,05 por cento.