Mercado Regional do Produtor Em Irati 24/11/2009 - 13:00

A construção de um Mercado do Produtor em Irati ( 138 km da Capital) reuniu técnicos da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento- SEAB, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural- EMATER, lideranças políticas como o vice prefeito de Teixeira Soares, Miguel Belinoski, representantes das prefeituras integrantes do Território Centro Sul e produtores familiares na Ceasa de Curitiba. O território engloba doze municípios, com aproximadamente 32 mil famílias de agricultores familiares, que buscam opções para substituir a produção de fumo. O Brasil ratificou, em outubro de 2005, a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, tratado internacional da Organização Mundial da Saúde para redução de derivados da cultura.

A instalação do Mercado Regional do Produtor no Território Centro Sul  é uma das estratégias que o Governo do Estado adota, como alternativa econômica para as famílias que ainda dependem da plantação do tabaco.

O grupo, acompanhado pela engenheira agrônoma Adriana Baumel, chefe do Núcleo Regional da Seab de Irati, visitou a maior unidade de comercialização de hortigranjeiros do estado visando a criação de um centro de distribuição da produção regional de alimentos, voltado inicialmente para atender a demanda interna, e comercialização dos excedentes para outras regiões.

Antônio Comparsi de Mello, presidente da empresa, destacou que a solicitação se enquadra no programa Alimenta Paraná, lançado em junho último pelo Governo do Estado para implantação de unidades de comercialização de produtos da agricultura familiar e orgânica. Além disso, a Prefeitura de Irati informou a possibilidade de destinar uma área para a construção do mercado localizado na zona industrial, junto à Br 277, e agricultores da região já estão organizados na entrega da produção para o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Marcos Valério Andersen, diretor técnico da Ceasa do Paraná, avaliou o potencial da região, destacando como fator de êxito a assiduidade do fornecimento dos produtos, o que demanda uma produção contínua e diversificada. Além do fornecimento para o comércio varejista da região, a concentração da oferta dos alimentos num ponto específico vai facilitar a distribuição da produção excedente para outros mercados.